Invest Minas participa de um dos principais programas de líderes do mundo
João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas, foi o único brasileiro dentre os 23 selecionados para o 2022 Global Program, da Eisenhower Fellowships (EF)
Publicado: 17/11/2022 14:42
Divulgação/Invest Minas Divulgação/Invest Minas

O Brasil e Minas Gerais estiveram representados em um dos maiores programas para líderes do Mundo. O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, foi uma das 23 pessoas de 21 países a participar do 2022 Global Program, da Eisenhower Fellowships (EF), um dos mais conceituados programas de formação de líderes do mundo. Por um período de seis semanas, Braga visitou diversas cidades americanas e se reuniu com dezenas de organizações com o propósito de conhecer melhores práticas de mercado, obtendo insights, que possam auxiliar a construção de uma estratégia de promoção de investimentos, que junto aos esforços já em prática, fará Minas Gerais atingir a neutralidade de suas emissões de carbono.

O projeto de João Paulo trata sobre a formação de uma aliança entre governo e o setor privado com a missão de construir em conjunto as políticas e ações que irão conduzir o Estado para uma economia neutra em carbono, levando em consideração o impacto social, ambiental e econômico.

Esse é um caminho irreversível e será o principal direcionador dos investimentos na próxima década. Os grandes investidores globais têm critérios cada vez mais sofisticados para alocar seus recursos de acordo com a sustentabilidade dos projetos. Minha visão é marcar o Estado de Minas Gerais como o estado mais sustentável do Brasil, com uma proposta de valor clara e sólida que irá acelerar a transição climática, promoção de investimentos, geração de empregos e desenvolvimento tecnológico”, explica Braga.

 Programação

Entre outubro e novembro, os participantes tiveram vários encontros em cidades norte-americanas com o objetivo de expandir seus horizontes profissionais e criar novas colaborações para melhorar suas sociedades. Cada bolsista viajou em um itinerário personalizado projetado para atender aos objetivos do projeto. Eles percorreram várias cidades dos Estados Unidos e se reuniram com dezenas de especialistas em suas respectivas áreas.

Dentre as organizações visitadas por João Paulo estão entidades governamentais como o Departamento de Energia dos Estados Unidos; empresas, como Tesla, Apple e Wallmart; universidades, como a do Texas, que está implementando um robusto projeto para promoção de hidrogênio verde; e consultorias globais, como a Ernest Young, que tem sido referência na implementação de projetos junto a grandes empresas.

Foi uma experiência iluminadora interagir com as melhores iniciativas nesse campo. São muitas possibilidades a serem exploradas em Minas e esperamos contribuir para este desenvolvimento” diz Braga.

 

Diversidade

Além de João Paulo Braga, outras 20 pessoas também buscam aprimorar suas experiências para desenvolver projetos de importância global em suas comunidades. Pessoas como a australiana Gracie Tam, especialista em mercado financeiro que busca  acelerar o desenvolvimento de um programa de financiamento verde para casas, carros e cartões de crédito. Já a ganesa Marcia Ashong já lidera um projeto que busca aumentar a presença feminina nos conselhos corporativos e busca acelerar a iniciativa. Já o professor espanhol Manuel Muñiz quer estabelecer uma forma de alavancar um programa de graduação e pós-graduação para estudantes de seu país.

Em comum, todos líderes buscam no programa uma forma de melhorar a vida das sociedades onde atuam. “Neste momento difícil de guerra e medo no mundo, essas conexões e amizades além das fronteiras e culturas que a Eisenhower Fellowships fornece promoverão a causa da paz”, diz o presidente da EF, ex-secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates.

 

Sobre a Fundação Eisenhower

Dwight David Eisenhower foi general de cinco estrelas do Exército Americano e serviu como Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa durante a 2ª Guerra Mundial, liderou a vitória sobre as forças nazistas. Posteriormente foi eleito 34º Presidente dos Estados Unidos, governou de 1953 até 1961. Para celebrar o primeiro aniversário do presidente na Casa Branca, um grupo de americanos proeminentes do mundo dos negócios, governo e academia fundou o programa internacional de intercâmbio de líderes e a Fundação Eisenhower.

Organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, a fundação atua para identificar, capacitar e conectar líderes globais para uma experiência transformadora de irmandade e compromisso vitalício para promover sua missão que é criar um mundo mais pacífico, próspero e justo. Desde 1953, mais de 2.400 líderes de 115 países passaram pelos programas da Fundação Eisenhower.