Fertilizante verde é aposta para agricultura sustentável em Minas Gerais
Maior cooperativa de café do mundo, Cooxupé será a primeira do país a receber o insumo produzido com baixa emissão de carbono por multinacional norueguesa Yara, contribuindo para descarbonização da economia de Minas Gerais até 2050
Publicado: 28/11/2022 13:28 | Atualizado: 14/12/2022 23:51

Pouco mais de um ano após o Governo de Minas ser o primeiro Estado latino-americano a oficializar a adesão à campanha Race To Zero, setores da economia mineira cada vez mais firmam ações concretas para alcançar a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2050. E o agronegócio é uma das áreas determinantes para que o ousado objetivo seja alcançado. Nesse sentido, a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, acaba de firmar uma parceria com a multinacional norueguesa Yara, líder mundial em nutrição de plantas, para receber um fertilizante verde, produzido com baixa emissão de carbono. O acordo é um marco para o setor no Estado, já que, segundo o 4º Inventário de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa, a agricultura, a pecuária e o uso do solo são somadas, as atividades que mais emitem GEE em Minas, com 49% das emissões.

 O acordo entre as duas partes foi assinado durante a 6ª Semana Internacional do Café, realizada entre 16 e 18 de novembro, em Belo Horizonte. Segundo a parceria, nos próximos dezoito meses, as duas organizações vão estudar a viabilidade do fornecimento do insumo ‘verde’, além de trabalharem na adoção de práticas agrícolas, métodos e ferramentas para uma produção do café mais sustentável e de qualidade.

“Esta parceria com a Cooxupé é o primeiro passo da Yara na introdução de um fertilizante verde na agricultura brasileira, em linha com a ambição de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, ajudando na descarbonização da agricultura e da indústria de alimentos e cumprindo a meta de ser neutra para o clima até 2050. O acordo também é um exemplo concreto de como a colaboração entre os elos da cadeia é fundamental para transformar os sistemas globais de produção de alimentos”, diz Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil.

 O fertilizante verde é um insumo produzido com baixa emissão de carbono, com 80% a 100% a menos quando comparado ao fertilizante convencional, com a utilização de matrizes energéticas limpas. “Temos o compromisso de levar aos nossos 18 mil cooperados inovações e soluções para que sua produção seja cada vez mais sustentável. E com essa parceria com a Yara, vamos disponibilizar um produto com menores emissões de carbono”, afirma Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé.

 Já para Thales Fernandes, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) "a parceria entre Cooxupé e a multinacional norueguesa Yara converge com os esforços do Governo de Minas em busca da neutralização de emissões de carbono e da descarbonização, em resposta às dificuldades climáticas. fontes de energia limpa, tecnologias de baixo carbono e agricultura sustentável são, hoje, aspirações em todo o mundo e representam um grande potencial para a cafeicultura mineira, inclusive promovendo oportunidades de atração de investimentos na área".

 João Paulo Braga, CEO da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), corrobora e comemora a parceria e o alinhamento do setor produtivo mineiro com a pauta ESG (Environmental, Social and Governance).  "Nos próximos 10 anos, o direcionador dos investimentos globais será a pauta ESG. O critério de alocação do capital global estará cada vez mais em compliance com a agenda climática, as relações sociais e as regras de governança. Não é questão de ideologia, é questão de racionalidade econômica. Quem não se adaptar a essa lógica, estará fora do jogo”, destaca João Paulo.

 Race To Zero

Em setembro de 2021, o governador de Minas, Romeu Zema, oficializou a adesão do Estado à campanha Race To Zero. Foi a primeira unidade da federação brasileira e o primeiro estado Latino-americano a participar da campanha global, que tem o objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. A meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes. Desta maneira, será possível viabilizar um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável.

 E Minas Gerais já é destaque em vários setores com foco em sustentabilidade. Em setembro de 2022, o estado alcançou a liderança geral na produção de energia solar nas modalidades de geração centralizada e distribuída. E ainda há muitas usinas sendo construídas ou em processo de viabilização. Nós, mineiros, também lideramos a produção nacional de energia por biomassa. Além disso, o Estado está tomando ações para fortalecer a cadeia de produção e comercialização de hidrogênio verde, elemento 100% sustentável e que é considerado o combustível do futuro.