Minas Business Connection já está disponível para cadastro de empresas e geração de negócios
Governo de Minas lançou nesta terça-feira, 29/11, primeira plataforma do Brasil para negócios internacionais;
Publicado: 30/11/2022 12:24 | Atualizado: 30/11/2022 15:57
Divulgação Sede Divulgação Sede

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), lançou nesta terça-feira (29/11), a plataforma Minas Business Connection que, dentre outros, tem o objetivo de ser uma vitrine de negócios entre Minas e o mundo todo.

O evento de lançamento realizado no 1º andar do prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, Marcello Faria, Diretor de Promoção de Exportações, Ana Paula Araújo Prates Diniz, Superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação, além de diversas autoridades do governo, entidades e do meio empresarial.

O representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Dayle, reforçou por meio de vídeo a expectativa e o potencial de expansão agregados ao estado pela plataforma e como o Business Connection propiciará ao público empresarial mineiro ainda mais possibilidades de expansão e exportação.

Fernando Passalio deu as boas-vindas a todos que vão integrar a plataforma e ressaltou que o Minas Business Connection vai potencializar os negócios em Minas Gerais, além de desburocratizar o processo de interligação entre empresas. “No que tange às iniciativas que buscam ampliar a atração de investimentos massivos é uma plataforma inovadora no país, a custo zero para Minas, além de eficaz em evidenciar o quanto o estado está pronto para receber empresas de quaisquer segmentos e partes do mundo, ampliado a geração de emprego e renda aos mineiros. ”

Como funciona o Minas Business Connection

No âmbito da Sede, a Superintendência de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação (Sinvex), por meio da Diretoria de Promoção de Exportações (Dipex), estão à frente nas ações deste importante pilar do desenvolvimento econômico estadual, e entre suas atividades estão o desenvolvimento de ferramentas de inteligência e promoção comercial, identificação de parceiros e mercados estratégicos para os produtos mineiros, assim como, qualificação das nossas empresas para exportação e importação.

O projeto, estruturado pela Dipex, é fruto de uma parceria estabelecida com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, por meio do Connect Americas, e se estabelece como a primeira plataforma estadual de facilitação de negócios internacionais no Brasil. 

Voltada especificamente para o público empresarial de Minas Gerais, e um de seus principais objetivos é conectar todo o "sistema" e atores do comércio exterior no estado, sejam empresas exportadoras, empresas prestadoras de serviços de comércio exterior e entidades que apoiam o comércio internacional, de modo a facilitar e promover o ambiente de negócios internacionais do estado.

A plataforma também propiciará às empresas mineiras que desejam estabelecer contatos comerciais internacionais, se conectar com mais de 240 mil empresas internacionais em 180 países, participando de comunidades empresariais internacionais, tendo acesso a ofertas de compra de importadores estrangeiros, assim como, conteúdos e calendário de eventos internacionais. E tudo isso com cadastramento e permanência gratuitos na plataforma para as empresas mineiras.