Sol de Minas realiza quinta Capacitação de Gestores Municipais
O evento também reuniu instituições na abordagem de diferentes temas relacionados à energia solar;
Publicado: 14/12/2022 14:01
Divulgação/Sede- Banco de imagem Divulgação/Sede- Banco de imagem

O projeto Sol de Minas realizou nos dias 21 e 22 de novembro a 5ª Capacitação dos Gestores Municipais. Para o evento foram oferecidas 190 vagas, evidenciando uma alta procura por parte dos municípios. Além disso, o encontro contou com a participação de 66 municípios e 85 gestores regionais.

Destaca-se que o principal resultado desta quinta capacitação foi a participação de 58 municípios inéditos (que não haviam participado das 4 capacitações anteriores). Isso representou um acréscimo de 300% se comparado com a quarta capacitação que contou com a presença de 14 municípios inéditos. Dessa forma, o total de municípios capacitados em 2022 foi de 130, superando a meta estabelecida de 100 municípios no ano.

A capacitação representa um sucesso para promover a iniciativa solar em municípios potenciais, visto que o estado atingiu a marca de 3,96 GW na geração solar em 2022 com a soma de Geração Centralizada e Geração Distribuída. Ademais, todos os municípios em Minas Gerais possuem, pelo menos, um painel solar.

A capacitação foi marcada pela parceria com sete instituições que palestraram sobre diferentes temas, tais como a Absolar (Geração Distribuída), Feam (Sustentabilidade promovida pela Geração Distribuída), PUC MINAS (Funcionamento dos sistemas fotovoltaicos e as tendências futuras para o mercado), ABGD (Aspecto da Energia Solar e Desenvolvimento Local), Sebrae (Desenvolvimento dos municípios com foco no setor fotovoltaico), BDMG (Formas de financiamento), Revolusolar (Projetos Solares Sociais), Invest Minas (Atração de investimentos para o setor).