Fapemig executa maior orçamento de sua história
Publicado: 15/12/2022 14:05
Divulgação Fapemig Divulgação Fapemig

O dia 14 de novembro tornou-se um marco para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG com o anúncio da maior execução orçamentária de sua história. Até o momento, foram R$368,6 milhões executados, aplicados em programas de ciência, tecnologia e inovação. O recorde anterior era do ano de 2015, quando foram investidos R$327,3 milhões.

“Essa execução histórica traz consequências positivas para o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com repercussões importantes para a economia e o desenvolvimento de Minas”, comenta Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG. Ele ressalta que isso foi possível graças ao esforço da equipe FAPEMIG e à compreensão do Governo mineiro sobre a importância da Fundação para a sociedade.

Beirão reforça que a meta é executar 100% do orçamento, de forma que o valor executado ainda deve crescer até o final do ano. “Trabalhamos de forma criteriosa de dentro de nossa missão. Hoje, a FAPEMIG atua em todo o sistema de ciência, tecnologia e inovação, desde a geração do conhecimento até a obtenção de produtos inovadores e transferência de tecnologias para o mercado”, diz.

Investimento no Estado

O orçamento da FAPEMIG é previsto na constituição mineira e corresponde a no mínimo 1% da receita orçamentária corrente do Estado. Em 2022, o Governo realizou o repasse integral dos recursos, permitindo à Fundação executar seus programas, reativar ações que haviam sido interrompidas e criar novas oportunidades de apoio.

Ao todo, a FAPEMIG lançou, em 2022, 17 chamadas públicas para financiamento de projetos em diferentes áreas. As chamadas somaram investimento de mais de R$303 milhões. Também foram concedidas 960 bolsas de iniciação científica júnior (para alunos do ensino médio ou técnico), mais de três mil bolsas de iniciação científica (para alunos da graduação) e 2.554 bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

História

Criada em 1985, a FAPEMIG é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Compete à Fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.