Governo de Minas divulga resultado da primeira chamada do Compete Minas
O Compete Minas é uma iniciativa do governo para apoiar projetos de inovação dentro de empresas com atuação no estado. A lista de projetos aprovados pode ser conferida no site da Fapemig.
Publicado: 19/12/2022 17:49 | Atualizado: 19/12/2022 21:00
Divulgação Sede/Banco de Imagens Divulgação Sede/Banco de Imagens

No primeiro semestre, o Governo de Minas lançou o programa Compete Minas, uma oportunidade para que empresários, empreendedores e Institutos de Ciência e Tecnologia acessem recursos públicos não reembolsáveis para desenvolverem projetos de inovação e produtos tecnológicos dentro de seus negócios e instituições. Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Fapemig, com o apoio da Fiemg, Faemg, Fecomércio, Ocemg e do Sebrae. 

Linhas de atuação

O programa foi dividido em duas linhas. Para a linha 1, com foco em empresas, foram apresentadas 69 propostas, sendo 39 habilitadas para a etapa 2. Nesta, foram aprovadas 30 (trinta) propostas para contratação, sendo 9 (nove) indeferidas pelas Câmaras de Avaliação de Projetos Exclusiva (CAPE). As propostas aprovadas para contratação foram elencadas em ordem decrescente de notas.  

Para a linha 2, com foco em instituições de ciência e tecnologia, foram apresentadas 24 (vinte e quatro) propostas, sendo 19 (dezenove) habilitadas para a Etapa 2 (Avaliação de Mérito). Nesta fase, foram aprovadas 17 (dezessete) propostas para contratação, sendo 2 (duas) indeferidas pelas Câmaras de Avaliação de Projetos Exclusiva (CAPE). As propostas aprovadas para contratação foram elencadas em ordem decrescente de notas.

 

A relação completa das propostas aprovadas encontra-se no site da Fapemig

Sobre o Compete Minas 

O Compete Minas busca impulsionar os setores econômicos do Estado e aproximar as instituições de ensino e pesquisa à iniciativa privada.   Dividido em duas linhas, a primeira intitulada Empresas, disponibiliza na segunda rodada mais de R$80 milhões para a iniciativa privada , startups e cooperativas mineiras desenvolverem projetos de inovação tecnológica em produtos ou processos de maneira independente ou em parceria com outras instituições. 

Já a segunda linha, Tríplice Hélice, voltada para as instituições de ciência e tecnologia (ICT), prevê um aporte na segunda rodada de mais de  R$80 milhões para universidades públicas e privadas realizarem projetos de pesquisa e inovação em parceria com o setor privado. 

 

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o programa é uma importante ação do Governo de Minas para estimular o crescimento das empresas no estado: “Ao incentivar o acesso a recursos para inovação junto ao setor privado, o Estado se posiciona como amigo do empreendedor, impulsionando empresas a criarem diferenciais para enfrentar a concorrência. O Compete Minas oferece melhores condições para que empreendimentos mineiros se desenvolvam e, consequentemente, contribuam para gerar oportunidade de emprego e renda aos mineiros”, enfatiza.

Próxima chamada

O setor empresarial é uma importante fonte de emprego e renda do estado, no entanto, empresas precisam de ambientes favoráveis ao empreendedorismo e à atração de investimentos para se desenvolverem. Para tanto, a segunda rodada do edital já está aberta no site da Fapemig. 

“O objetivo agora na segunda rodada é promover um significativo aumento dos projetos e atividades de inovação, bem como o incremento da competitividade das empresas e da economia mineira.” afirma Telma Ragonezi, Diretora de Fomento ao Ecossistema de Inovação. 

Empresas e ICTs interessados em receber a subvenção econômica do Compete Minas poderão submeter projetos até 03/03/23. Mais informações no site da Fapemig:http://www.fapemig.br/pt/chamadas_abertas_oportunidades_fapemig/.