ARMVA contrata primeira pesquisa Origem-Destino do Vale do Aço
Publicado: 23/12/2022 17:20
Divulgação ARMVA Divulgação ARMVA

Neste mês de dezembro, a ARMVA realizou a contratação da primeira Pesquisa Origem-Destino a ser realizada no Vale do Aço. O estudo analisa a movimentação das pessoas nas cidades, indicando de onde elas saem e para onde vão. A Pesquisa OD, como é comumente chamada, é um importante instrumento para o planejamento da região e, em especial, para os sistemas de transporte coletivo.

Para o estudo contratado, serão utilizados dados de operadoras de telefonia móvel. Tal metodologia é a mais moderna para pesquisas deste tipo e apresenta os resultados de forma mais ágil, confiável e com uma amostragem mais ampla que as pesquisas tradicionais realizadas por meio de entrevistas. Além disso, a utilização dos dados de telefonia móvel reduz o custo do estudo por não necessitar da mobilização de técnicos para realizar a pesquisa em campo.

O relatório final da pesquisa deverá informar a respeito do deslocamento das pessoas por dia, horário, e ainda indicar faixa etária, renda e motivo do deslocamento. A coleta levará em consideração dois períodos de referência sendo eles um mês do ano de 2019 e outro mês de 2022. Reitera-se que o tratamento dos dados está em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e não viola a privacidade de nenhum usuário de telefonia móvel.

O gerente de Planejamento Metropolitano da ARMVA, Cauan Bittencourt Lana, frisa que o estudo foi solicitado pelos membros da Assembleia Metropolitana, órgão de decisão máxima da região. “A contratação da Pesquisa OD foi pactuada em reunião da Assembleia Metropolitana com os prefeitos da região. Nesta ocasião, se discutia a integração dos sistemas de transporte municipais e intermunicipal, que é gerido pelo estado. Para avançarmos no tema, que é de grande complexidade técnica e jurídica, foi decidido que seria feito previamente um diagnóstico do transporte na região, e a OD é o primeiro passo”, informa o gerente.

Para o diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, a Pesquisa OD do Vale do Aço é um feito histórico e trará informações necessárias da região. “Desde a década de 1970 o Vale do Aço é objeto de estudos, porém nunca foi feito uma análise para compreender de fato como as pessoas circulam, de onde saem, para onde vão, quais horários, etc. Todas essas informações irão orientar muito o processo de decisão dos órgãos que planejam os sistemas viário e de transporte público. Por isso, a Pesquisa OD vai ser um marco e a base para novos caminhos da mobilidade urbana da nossa região”, destaca.