Sede participa da assinatura de protocolo de intenções que prevê investimentos de 30 mi para Uberaba
Protocolo para área da ZPE Uberaba prevê a geração de cerca de 100 empregos diretos; obra tem conclusão estimada para o meio de 2023
Publicado: 19/01/2023 17:56
Divulgação Prefeitura Uberaba Divulgação Prefeitura Uberaba

Nesta quarta-feira (18), durante visita de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Receita Federal do Brasil (RFB) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), na ocasião representada pela diretora de Desenvolvimento Logístico, Renata Muinhos Pereira,  para apresentação do andamento do projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, foi assinado o primeiro protocolo de intenção para instalação da empresa FertMinas, especializada em aditivos para fertilizantes.

A FertMinas prevê investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, com previsão de gerar mais de 100 empregos diretos. O protocolo de intenção foi assinado entre a Prefeitura de Uberaba, a Companhia Administrativa da Zona de Processamento de Uberaba (CAZPE) e a empresa.

De acordo com a Kathleen Garcia, secretária-adjunta da Sede, a implementação do projeto é mais uma evidência de como o Governo de Minas vem atuando diuturnamente na busca por tornar-se o estado cada dia mais atrativo para novas empresas, assim como para a expansão das já existentes. “Por meio da desburocratização, incentivos fiscais e diversas outras iniciativas, pretendemos fazer de Minas o melhor lugar para se investir e gerar negócios”.

Para a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, a notícia da assinatura do protocolo de intenção e a presença dos governos federal e estadual, nesta fase da etapa da obra da ZPE, comprovam a segurança do trabalho realizado no projeto. “Parabéns, FertMinas, e esperamos que novos investimentos venham para a ZPE de Uberaba. Esse é um sonho que está se tornando realidade, mas com responsabilidade e dedicação do nosso governo”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, os representantes do MDCI e RFB vieram a Uberaba para verificar o andamento das obras da ZPE, tanto da primeira etapa quanto a execução da segunda etapa da obra, comprovando o cumprimento do cronograma estabelecido.

Para a secretária executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Ana Carolina Meneghetti Peres, o objetivo da visita é cumprir uma etapa exigida da fiscalização e monitoramento de duas fases da construção da ZPE. A primeira para comprovar a execução de 10% do início da obra, e a outra, para a sua conclusão. “Essa foi a primeira visita de análise da documentação, inclusive contábil, e vir no local para atestar o levantamento da infraestrutura. A execução da obra está em mais de 10% e a previsão de conclusão é até a metade do ano”, disse.