Projeto do Governo de Minas inspira a geração de energia solar fotovoltaica em Ubá
Estimativa é a geração de 1.852.629,12 kWh/ano, destinados à iluminação de logradouros e prédios públicos
Publicado: 07/03/2023 17:31 | Atualizado: 07/03/2023 21:14
Divulgação Sede Divulgação Sede

A Cidade de Ubá, na Região da Zona da Mata Mineira, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, por meio do programa Sol de Minas, vai implementar a sua primeira usina fotovoltaica (UFV), criando, assim, o Programa ‘Sol de Ubá’. A usina terá  potencial de geração de 1,43 mwp em energia solar, o que vai suprir na íntegra a energia consumida por seus logradouros e prédios da administração pública municipal. A implementação da usina fotovoltaica na cidade é um grande passo também  para o desenvolvimento da região, bem como a geração de emprego e renda para os munícipes e o estado. 

Para a efetivação da obra, será utilizado um terreno, com características de baixo nível de utilização comercial, cedido pela prefeitura, onde serão instaladas as usinas. A concessionária construtora será responsável pelo emprego dos recursos técnicos e financeiros necessários à implantação, operação e manutenção dos serviços. As obras terão início em maio de 2023, com previsão de término para um ano. 

Além da economia financeira, a implementação da UFV-Ubá irá permitir a redução na emissão de CO2, impactando positivamente na preservação do meio ambiente. Ainda destaca-se que, a concretização do projeto vai de encontro com as diretrizes seguidas pelo governo de Minas, que foi o primeiro estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha mundial, Race to Zero,  de redução dos gases causadores do efeito estufa até 2050. 

De acordo com o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, um dos benefícios do Programa Sol de Ubá é que o primeiro módulo será instalado em uma área institucional com baixo nível de utilização comercial, mas que se adequa perfeitamente a esse projeto de sustentabilidade. Outro ponto importante é a economia gerada aos cofres públicos, tendo em vista que a estimativa é que com a geração de 5MW, um total de 1,43 MW, ou seja, cerca de  1.852.629,12 kWh/ano serão destinados à economia pública. 

Fernando Passalio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, ressalta que essa implementação evidencia o compromisso do Governo de Minas em criar e apoiar a ampliação da geração de energia solar por todo estado. “Por meio de incentivos fiscais, desburocratização e outras efetivas ações, estamos caminhando em busca de tornar Minas o estado mais representativo do país no que tange a energia solar, economia limpa e cuidado com o meio ambinete”. 

Apoio do Projeto Sol de Minas  

A implementação da usina fotovoltaica contou com o apoio integral da equipe do Projeto Sol de Minas, programa estratégico da Sede, que tem como um de seus focos realizar capacitações aos gestores municipais, fornecendo ferramentas para que as prefeituras possam estruturar seus próprios projetos de energia solar fotovoltaica. Além disso, a atuação do Sol de Minas objetiva  melhorar o ambiente de negócios para atrair empresas da cadeia produtiva desse setor.

Além disso, a prefeitura de Ubá utilizou-se de insumos provenientes desta capacitação oferecida pela Sede, ou seja, o município utilizou o projeto da Sede como base e inspiração para o desenvolvimento de um projeto municipal. 

Sobre o Sol de Minas 

O programa Sol Minas, criado pela pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas (Sede), tem como alguns de seus objetivos instituídos,  aumentar a capacidade instalada de geração de energia elétrica em Minas Gerais; simplificar legislações ambientais e tributárias para facilitar a atração de investimentos; capacitar prefeituras para melhorar o ambiente de negócios voltados para energia sustentável; fortalecer a cadeia produtiva da geração de energia solar fotovoltaica no estado; prospectar investimentos voltados para a energia solar; gerar empregos diretos e indiretos.