Governo de Minas anuncia implementação do centro logístico de marca global de produtos farmacêuticos
AbbVie terá centro de distribuição na cidade de Extrema, no Sul de Minas, para ampliar atuação nos mercados no Brasil e na América Latina
Publicado: 29/03/2023 18:47 | Atualizado: 29/03/2023 21:53
Divulgação Sede/Abbvie Divulgação Sede/Abbvie

Mais uma marca global do ramo farmacêutico e de saúde chega a Minas Gerais em 2023. A companhia norte-americana AbbVie terá um centro logístico na cidade de Extrema, no Sul de Minas. A nova unidade está prevista para ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2023 e faz parte de sua estratégia de ampliar sua atuação nos mercados nacional e latino-americano.

A AbbVie está entre as cinco maiores indústrias farmacêuticas do mundo e foi lançada em 2013 com foco em  pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e comercialização de novos medicamentos e soluções para saúde com foco em Imunologia, Oncologia, Neurociência e Oftalmologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics, voltada para a estética médica. Em 2021, a empresa investiu no mundo US$ 6,5 bilhões somente em P&D.

No Brasil, a AbbVie existe desde 2014 e hoje conta com mais de 30 projetos ativos de P&D, envolvendo mais de 200 centros de pesquisa de todas as regiões do país e cerca de 1.000 cientistas brasileiros. Até 2025, a empresa pretende lançar 30 novos produtos e  novas indicações de tratamentos no país.

“A transferência de nosso centro de distribuição para Extrema é estratégica para nossa logística e distribuição de medicamentos em todo o país, além de facilitar o acesso de milhões de pacientes – pois está relativamente próxima a grandes aeroportos e rodovias que integram o país”, afirma Célia Rodrigues, Diretora Financeira da AbbVie no Brasil.

O diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho, afirma que o Estado de Minas continua colhendo os frutos de ações implementadas por esta gestão a partir de 2019 que resultaram em uma melhoria do ambiente de negócios, facilitando novos investimentos e a geração de empregos.

Em um mercado cada vez mais disputado, é preciso reduzir os entraves e a burocracia para que as empresas ganhem competitividade e consigam viabilizar seus negócios. É isso que Minas Gerais vem fazendo e o resultado está nos números significativos em atração de investimentos e na geração de empregos”, afirma.

Fernando Passalio, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, avalia que esta é mais uma efetiva prova de como Minas Gerais vem, dia após dia, tornando-se o estado mais atrativo para a abertura e expansão de negócios no país. Passalio elenca a desburocratização como um dos fatores primordiais para atração de investimentos para Minas. Além disso, reitera ainda como mais essa implementação vai ampliar a geração de emprego e renda para a região.

 Investimento em Fármacos

O setor farmacêutico é um dos que mais têm aportado novos investimentos em Minas Gerais. Em 2022, foram formalizados cerca de R$ 350 milhões em nove novos projetos, com uma expectativa de geração de 600 empregos.

“Temos grandes empreendimentos da indústria farmacêutica sendo construídos ou já instalados com planejamento de expansão, do Sul ao Norte do Estado. É uma das áreas que mais necessita de pesquisa, inovação e tecnologia, além de uma boa logística para fazer os produtos chegarem ao consumidor final, aqui e no exterior. Por isso, nada melhor do que estar em Minas que oferece recursos humanos e infraestrutura para que as empresas do setor operem de maneira competitiva”, considera Carvalho.