Governo de Minas participa do Gramado Summit, no Rio Grande do Sul
Durante o evento a Sede teve oportunidade de apresentar importantes feitos de MG e conhecer novas oportunidades para o estado
Publicado: 14/04/2023 18:37
Foto: Bruna Fontes Foto: Bruna Fontes

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, juntamente com outras autoridades de Minas, participou nesta quinta-feira, (13/4) do Gramado Summit, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação fora do eixo Rio/São Paulo.  A conferência é uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação. Foram ofertada uma gama diversa de conteúdos relacionados ao tema, em sete palcos simultâneos, com mais de 200 palestrantes. Além das áreas de conteúdo, o evento contou ainda uma das melhores feiras de negócios do país, com mais de 500 expositores e centenas de investidores.

O Governo de Minas participou do painel "Inovação e Desenvolvimento Econômico", onde apresentou e buscou novas e efetivas oportunidades de conexão, troca de experiências e geração de negócios entre os estados participantes e Minas Gerais. Na ocasião, o secretário teve a oportunidade de estreitar os laços com os Secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul e também de São Paulo.

Essa experiência foi altamente enriquecedora para o Governo de Minas, tendo em visa a possibilidade de partilhar a expertise compartilhada entre os três.  Além disso, tal troca é positiva para Minas Gerais, haja vista ser um estado que vem se destacando no que tange a projetos e programas voltados ao amplo desenvolvimento estadual. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema foi um dos participantes no enceramento do evento, onde ministrou uma palestra com o tema “Governos inovadores focam nos cidadãos”.

Ademais, esse câmbio de experiências entre os estados é fundamental para dar ainda mais visibilidade para o resto do país, sobre o como Minas vem atuando e avançando fortemente em frentes como a desburocratização, atração massiva de investimentos, simplificação do ambiente de negócios, expansão e incentivo ao empreendedorismo e, claro, inciativas voltadas para a ciência, tecnologia e inovação.

Thiago Toscano, presidente da Codemge, que também estava presente no evento, destacou que “O Gramado Summit é um dos maiores eventos de inovação da América Latina. Um dos vários palcos simultâneos com palestras tratava das inovações no setor público e foi moderado pelo presidente do Conselho de Administração da Codemge, Paulo Uebel”. O gestor destacou ainda os painéis sobre desenvolvimento econômico, as inovações que vêm sendo implantadas na Companhia em seu processo de reestruturação e reposicionamento estratégico no âmbito do Estado de Minas Gerais.

Fernando Passalio, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico avaliou como muito estratégica e positiva a participação da Secretaria no evento, tendo em vista a ampla possibilidade de estreitar os laços e geração de novas oportunidades. “Participamos de um painel muito importante, voltado para a inovação no desenvolvimento econômico estadual e esta é uma temática com a qual o Governo de Minas vem atuando diuturnamente. Falar um pouco sobre os projetos mineiros nesta área, sem dúvida foi uma experiência enriquecedora, concluiu”.