Minas Gerais é o primeiro estado do Brasil a superar a marca de 5 GW de geração de energia solar fotovoltaica
No âmbito do Projeto Sol de Minas, Race to Zero e Rota de Descarbonização, o Governo do Estado tem sido atuante ao promover a produção de energia solar fotovoltaica em Minas Gerais
Publicado: 20/04/2023 13:31 | Atualizado: 28/06/2023 19:57
Foto: Gil Leonardi Foto: Gil Leonardi

Minas Gerais fez história mais uma vez em relação a energia solar fotovoltaica: foi o primeiro estado do Brasil a superar a marca de 5 GW de geração de energia solar fotovoltaica em operação, de acordo com dados públicos divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O pioneirismo de Minas Gerais com relação a esse tipo de energia, evidenciado pelos números, reforçam o protagonismo e o compromisso do Governo de Minas com a geração de energia limpa, barata e renovável.

A participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Superintendência de Política Minerária, Energética e Logística, foi essencial para a manutenção da vanguarda de Minas Gerais quando o assunto é energia solar fotovoltaica. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a conquista de Minas em relação à geração de energia solar reflete, ante outras coisas, “investimentos sólidos e constantes no setor, além da melhoria no ambiente de negócios voltados para energia sustentável, fortalecendo a cadeia produtiva da geração de energia solar e prospecção de investimentos voltados para esse tipo de energia’’.

Cenário energético em Minas Gerais

A liderança mineira quando o assunto é energia solar fotovoltaica pode ser explicada pela contabilização tanto por geração centralizada (que inclui grandes usinas) quanto por geração distribuída (pequenos módulos descentralizados).

Somente em 2023, de janeiro até março, 823 MW de geração centralizada entraram em operação em Minas Gerais nos municípios de Jaíba, Araxá, Janaúba e Pirapora. No mesmo período, o estado entrou em operação de 267 MW em geração distribuída. Portanto, somente no primeiro trimestre de 2023, Minas Gerais foi contemplada com o acréscimo de 1,09 GW de energia solar fotovoltaica em operação.

A avaliação de cluster fotovoltaico evidenciou os gargalos na cadeia produtiva e possibilitou a tomada de decisão de medidas efetivas. Assim, foi possível encaminhar medidas para possibilitar o crescimento da geração de energia solar e o desenvolvimento econômico das regiões contempladas, gerando emprego e renda.

Energia solar em 100% dos municípios mineiros

Atualmente, todos os 853 municípios de Minas Gerais possuem módulos fotovoltaicos geradores de energia solar. A cobertura de 100% dos municípios com esse tipo de energia ajuda a explicar a liderança nacional do estado com relação a esse setor, o qual tem recebido especial atenção em nível mundial. Ademais, reforça o compromisso do estado com boas práticas de sustentabilidade, como é o caso "Race to Zero”, compromisso global pactuado por Minas Gerais a fim de zerar emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050. Além das diretrizes que norteiam a “Rota de Descarbonização”, programa lançado pelo Governo de Minas Gerais com vistas a atrair empreendimentos verdes sob a premissa da geração de emprego, renda e oportunidades no escopo da sustentabilidade ambiental.

Sol de Minas

De fundamental importância no contexto da energia solar fotovoltaica, o Projeto Sol de Minas tem alavancado o protagonismo do Estado diante da cadeia produtiva do setor desde a sua implementação, em 2019. Por meio de diversas frentes de atuação, o projeto do Governo de Minas já capacitou mais de 70 prefeituras municipais para fomentar e atrair empreendimentos do setor solar. Inspirado no Projeto Sol de Minas, o município de Ubá, participante da capacitação, lançou o Projeto Sol de Ubá, em que empreendimentos de energia solar fotovoltaica serão construídos para atender a administração pública municipal.

Além desses resultados juntos aos municípios, o Projeto Sol de Minas simplificou o licenciamento ambiental para empreendimentos de energia solar fotovoltaica em Minas Gerais, renovou incentivos ficais para a cadeia produtiva do setor e lançou, em conjunto com a Cemig, o mapa de disponibilidade de rede on-line, em que os ativos de energia da concessionária disponíveis para a conexão de empreendimentos de energia solar podem ser consultados com facilidade, bastando apenas existir acesso à internet.

Todas essas medidas foram importantes para aumentar a capacidade de geração de energia elétrica em Minas Gerais, fortalecendo a cadeia produtiva da geração de energia solar fotovoltaica e aumentando a participação de energias limpas na matriz energética do estado, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.