Seed MG divulga resultado final das startups aprovadas para a próxima etapa do programa
O Seed MG, programa de aceleração de startups do Governo de Minas, o primeiro do Brasil a operar apenas com recursos públicos.
Publicado: 02/05/2023 13:00

Está disponível o resultado final das startups selecionadas para a etapa de performance do Seed Gov, a nova rodada de aceleração do Seed MG, programa idealizado pelo o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). Ao todo, 110 startups foram aprovadas, 62 na temática 1, com foco na resolução de desafios públicos e 48 na temática 2, com foco no mercado privado.

Desafios públicos

Por ser uma rodada com foco principal em desafios públicos, foi nomeada Seed Gov. O objetivo é manter o Estado investindo para que o empreendedorismo tecnológico mineiro cresça e atenda as demandas do setor público, tornando-o mais eficiente, inovador e desburocratizado.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o Seed é mais que um programa de aceleração de startups, é a oportunidade de otimizar os serviços públicos e oferecer mais estrutura para o atendimento aos cidadãos. “Essa é uma forma que nós encontramos de melhorar a qualidade de serviços que o Governo entrega à sociedade. A gente espera consolidar Minas Gerais como um polo de inovação no país e no mundo, além de avançar, cada vez mais, com produtos e serviços públicos melhores ao cidadão”, acrescentou o Secretário.

Aceleração de startups

O Governo de Minas reconhece o papel fundamental das startups na revitalização contínua da economia mineira e investe em um ambiente propício para o desenvolvimento e sucesso dessas empresas. Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo, o programa de aceleração desempenha um papel crucial nesse sentido. “A aceleração de startups emerge como um agente altamente focado na resolução de desafios públicos e nas necessidades do mercado. Em outros estados, essas iniciativas geralmente são lideradas exclusivamente por empresas privadas, mas aqui em Minas, o Governo também investe fortemente para impulsionar o crescimento de empresas de tecnologia no estado", afirmou.

Diferente da última rodada, a aceleração dos startups do Seed Gov acontecerá de forma híbrida, preferencialmente online, mas com alguns momentos e eventos presenciais em diversas regiões do estado. O processo de aceleração ainda conta com a capacitação dos empreendedores, conexão com potenciais clientes, conexão com investidores, mentorias com empreendedores de grandes startups mineiras e o aporte de até R$100 mil para as startups que finalizarem o processo de seis meses de aceleração.

Para conferir a lista de startups aprovadas, acesse o site