Governo de Minas reduz tarifas do gás natural pela segunda vez consecutiva
Novas valores do gás natural entraram em vigor nesta segunda-feira (1/5); economia para motorista pode chegar a 40%
Publicado: 02/05/2023 14:21

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) reduziu, pela segunda vez neste ano, as tarifas do metro cúbico do gás natural. Os novos preços entraram em vigor nesta segunda-feira (1/5) e terão validade por três meses. A tarifa da molécula para o setor industrial teve redução de 6,86%. A queda no valor do Gás Natural Veicular (GNV) será de 4,74% para os postos revendedores. Outros segmentos também terão diminuição nos preços, com exceção do residencial, cujo reajuste é anual e acontece sempre no mês de fevereiro.

As novas tarifas foram homologadas pela Sede, órgão regulador do Governo, que disponibiliza em seu site os cálculos referentes aos novos preços que serão praticados até o fim do mês de julho. Tal redução foi possível devido à diminuição dos custos de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras e pela Galp – empresas que têm contratos de suprimento com a Gasmig. Os custos caíram porque, entre janeiro e março, houve queda no preço médio do petróleo Brent e do dólar.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, essa redução das tarifas vai ao encontro de um dos objetivos principais do Governo de Minas, que é impulsionar a circulação econômica e, por sua vez, o desenvolvimento estadual. “Essa redução impacta positivamente o bolso do pagador de impostos e aquece a economia, pois melhora o ambiente de trabalho para quem depende do gás natural. Isso demonstra os esforços do Governo de Minas para promover a universalização do uso do gás natural no estado, com vistas a promover a competitividade, modicidade tarifária e manutenção do equilíbrio econômico financeiro da concessão”.

O presidente da Gasmig, Gilberto Valle, ressalta que essa segunda redução consecutiva nos preços do gás natural é uma grande contribuição para o desenvolvimento da economia mineira. “Até o mês de julho, pelo menos, podemos garantir que os consumidores mineiros vão pagar menos pelo gás natural do que no ano passado. Isso vai proporcionar maior competitividade para indústria, comércio e também para os motoristas que utilizam o GNV”, afirma.

Em fevereiro, as tarifas da Gasmig já haviam sido reduzidas. A redução para o segmento automotivo (GNV) foi de 9,19% e para o industrial, de 5,8%.

GNV ainda mais vantajoso

A expectativa da Gasmig é que a redução de 4,74% no valor do GNV para os postos revendedores seja percebida de imediato pelos motoristas. Se o repasse do percentual da redução for integral para os usuários do GNV, a redução do preço deverá ser de até R$ 0,20/m³ no dispenser.

Com essa previsão de repasse, a economia média para o motorista que roda com gás natural poderá chegar a 40% em relação aos que utilizam outros combustíveis. O coordenador de GNV da Gasmig, Welder Souza, afirma que a nova tarifa vai fazer o gás natural ficar ainda mais vantajoso em relação aos demais combustíveis líquidos. “O motorista vai rodar mais utilizando o Gás Natural Veicular. Nossos técnicos fizeram uma simulação levando em consideração a queda da tarifa e comprovaram que o gás natural aumentou sua vantagem como combustível mais econômico. O GNV apresenta o maior rendimento e custo por quilômetro rodado. Isso representa economia real para os usuários”, afirma Souza.

 

Rede de abastecimento

Atualmente, a Gasmig possui 63 Postos GNV em operação. Esses postos estão localizados em 20 cidades das regiões Central, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Sul de Minas. Até 2025, a previsão é de que mais 14 Postos Revendedores de GNV sejam inaugurados – incluindo oito postos do Projeto Corredores de GNV.

Confira aqui a localização dos postos GNV.

 

Benefícios do GNV

Além da economia no bolso, o GNV também é menos poluente, pois apresenta uma redução média de 20% nas emissões de CO2, quando comparado ao diesel e à gasolina. Outra vantagem do GNV, frente aos concorrentes (etanol, gasolina e diesel), é não ser adulterado, nem furtado, além do seu fornecimento ser contínuo, com qualidade garantida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Variação das tarifas de gás natural - Maio/2023

  •  Automotivo (GNV) = -4,74%
  •  Gás Natural Comprimido/Liquefeito (GNC/GNL) = -8,34%
  •  Cogeração/climatização (consumo mensal de 25 mil m3) = -7,19%
  • Industrial (consumo mensal de 3 milhões m3) = -6,86%