Minas Gerais avança na liberdade econômica: 30 cidades assinam decretos municipais em cerimônia oficial em Astolfo Dutra
Evento marca mais um passo rumo à desburocratização de negócios e ao crescimento econômico em Minas Gerais
Publicado: 22/05/2023 13:46
Foto: Bruna Fontes Foto: Bruna Fontes

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), realizará, na próxima sexta-feira (18/5), ato solene de assinatura dos decretos municipais de Liberdade Econômica de 30 cidades de Minas Gerais, em Astolfo Dutra, na Zona da Mata.

A cerimônia marcada para iniciar às 15 horas, contará com a presença do vice-governador do Estado de Minas Gerais, professor Mateus Simões, da secretária de Estado adjunta de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia e do subsecretário de Desenvolvimento Regional, Lucas Pitta, além de equipe do Minas Livre para Crescer, presidentes das associações, prefeitos e demais autoridades locais. 

Ao todo, Minas Gerais já conta com 355 municípios que pactuam com os princípios da liberdade econômica e, com isso, avançam em uma nova etapa de desburocratização de negócios e ampliação de mercado. A marca representa um total de 49% do estado,  impactando mais de 10 milhões de mineiros e quase 300 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Além disso, o programa contribuiu para que 1790 atos obsoletos fossem revogados de 2019 até o momento.

Parceria

A secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia, afirmou que o estado fez e vai continuar fazendo sua parte, sempre alinhado às prefeituras. “Isso cria um ambiente favorável à atração de investimentos, além do apoio a todo tipo de empreendimento. Acreditamos na liberdade econômica, que já deu certo em diversas partes do mundo, está dando certo em Minas e dará ainda mais daqui para frente. Nosso objetivo é que os cidadãos na ponta sintam as melhorias, com a criação de mais oportunidades, mais emprego, renda e avanços sociais”, finalizou. 

Já o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Lucas Pitta reafirmou o compromisso da Sede e do Governo de Minas com os municípios em relação às metas de desburocratização e, consequentemente, ampliação e diversificação econômica do estado nos mais variados segmentos. 
Minas Livre Para Crescer 

O Minas Livre Para Crescer é um programa promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, e tem por objetivo tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender no Brasil, promovendo mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando crescimento econômico e maior geração de emprego e renda.

Uma das frentes do programa é auxiliar os municípios mineiros durante todo o processo para instituir a Lei de Liberdade Econômica em âmbito municipal, em consonância à aplicação das diretrizes federal e estadual. 

Com foco na desburocratização, a iniciativa também conta com o apoio de empreendedores e entidades parceiras na identificação de normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios.