Governador Romeu Zema anuncia novo diretor presidente da Cemig
Cledorvino Belini é o nome selecionado para comandar a estatal; Administrador foi presidente da Fiat na América Latina
Publicado: 11/02/2019 12:23 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Divulgação Divulgação

O Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, indica, nesta sexta-feira (8/02), o administrador Cledorvino Belini para ocupar o cargo de diretor-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Cledorvino Belini foi presidente de Desenvolvimento da FCA - Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina, entre novembro de 2015 a junho 2017. Atuou como conselheiro independente na JBS pelo BNDES. Foi presidente da Fiat Automóveis para a América Latina, exercendo também a presidência do Grupo Fiat. Acumulou a presidência da Fiat Automóveis, na África do Sul.

Entre março de 2010 e abril de 2013, exerceu o cargo de presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e também presidente da Fiat Chrysler Finanças Brasil. Também presidiu os conselhos de Administração dos Banco Fidis e banco CNH Capital.

Foi conselheiro estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do International Advisory Board da Fundação Dom Cabral e no Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

Entre 1987 e 1993 foi diretor de compras da Fiat Automóveis, destacando-se em sua gestão a racionalização do parque de fornecedores e a criação de uma base em Minas Gerais. Atuou ainda como diretor comercial e diretor geral da Fiat Automóveis.

Em 1997 coordenou a aquisição da Cofap - companhia fabricadora de peças pelo grupo Magneti Marelli, tornando presidente posteriormente.

Implantou fábricas na Itália e nos Estados Unidos, para a produção de amortecedores de suspensão, e também os centros de pesquisas e desenvolvimento tecnológico em Torino e Detroit.

Como voluntário, é presidente do Instituto Minas Pela Paz (IMPP), desde 2007 -  organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), criada a partir da iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e das maiores empresas do Estado. A instituição vem se destacando por elaborar, propor e implantar soluções viáveis, com uma abordagem empresarial, sempre focadas no estímulo à participação da sociedade na promoção da cidadania. Um dos maiores projetos é a formação humana e profissional dos apenados, através das Apacs.

Formação acadêmica

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e pós-graduação (mestrado) em Finanças e Contabilidade pela Universidade São Paulo, possui MBA pela Fundação Dom Cabral. Conselheiro Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.