Expansão do Ensino Superior em Minas Gerais - Estadualização

A Superintendência de Ensino Superior tem por finalidade planejar, coordenar, acompanhar e executar ações de expansão da oferta e melhoria contínua dos cursos sequenciais, cursos de especialização, aperfeiçoamento e de extensão tecnológicos, oferecidos por instituições sediadas no Estado e em 2014 teve especial atenção à estadualização.

Entre os anos de 2013 e 2014 houve a ampliação de 300% do número de alunos no ensino superior público gratuito, por meio da estadualização. A expansão das vagas no Sistema Estadual de Ensino Superior foi feita no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade de Montes Claros (Unimontes).

Entre os anos de 2013 e 2014, o povo mineiro teve sua Universidade Estadual expandida fortemente através da incorporação dos cursos oferecidos por seis Fundações Educacionais criadas pelo Estado nas décadas de 60 e 70 e cuja estadualização está preconizada na Constituição de 1989.

Em função do Programa de Estadualização implementado, a Universidade do Estado de Minas Gerais passou a oferecer ensino superior público e gratuito em mais seis municípios: Campanha, Carangola, Ibirité, Diamantina, Ituiutaba, Passos e Divinópolis.

Como resultado dessa expansão, a UEMG está presente hoje, com ensino superior presencial, em 14 cidades, atendendo a 18 mil alunos - o que a torna a terceira universidade do estado quanto às dimensões do alunado, oferecendo 112 cursos de graduação presencial, 37 especializações, cinco mestrados e um doutorado, este em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Por sua vez, a UNIMONTES conta hoje com aproximadamente 12 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, fazendo-se presente em 13 munícipios na região do Norte de Minas, a saber: Almenara, Bocaiúva, Montes Claros, Brasília de Minas, Janaúba, Espinosa, Januária, Joaíma, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.