6 - Ações para a Melhoria do Ambiente de Negócios

Hoje em dia é notável a importância do papel das cidades no desenvolvimento econômico do país. A gestão municipal é sempre um desafio, e as ideias revolucionárias sempre entram em conflito com a inflexibilidade das regras.

Para isso, é necessário um conjunto de práticas urbanas que contribuam para a construção de políticas que sejam consistentes e transformem as cidades de forma eficiente e economicamente sustentável, visando atender as expectativas de estimular atividades econômicas que empreguem a população e contribuam para a arrecadação municipal, que, por sua vez, financia as políticas setoriais.

- ELABORAÇÃO DE PLANO DIRETOR FOCADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O gestor municipal, ao elaborar ou revisar o plano diretor, deve focar no desenvolvimento do município a partir da vocação econômica local. Os municípios possuidores de potencial turístico devem discutir temas ligados à preservação do patrimônio histórico ou natural; os municípios mineradores devem discutir formas de aplicar os recursos originários da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) na promoção de atividades complementares à mineração; os municípios com predominância de agronegócio devem discutir questões relacionadas às vias de escoamento da produção; os municípios com localização próxima a rotas comerciais devem discutir temas ligados à instalação de centros logísticos; dentre outros.

 

 

- POTENCIALIZAÇÃO ECONÔMICA DE ESPAÇOS PÚBLICOS;

Espaços públicos disponíveis em bairros, podem se tornar espaços de convívio, lazer e oferta de serviços e produtos a partir de parcerias entre o Poder Público e os demais atores da sociedade. O gestor deve mapear essas oportunidades e ofertar tal parceria às associações de bairro e empreendedores locais, permitindo a realização de intervenções pelo interessado desde que as mesmas beneficiem toda a população.

- REFORMA DE PRÉDIOS CENTRAIS

Uma alternativa ao aumento da oferta de unidades residenciais em municípios maiores está na utilização de prédios centrais desocupados ou com potencial construtivo ocioso. O gestor deve permitir e facilitar a aprovação dos projetos de reforma de prédios centrais ampliando a oferta de unidades residenciais já providas de infraestrutura urbana e serviços.

- RECONHECIMENTO DO TRANSPORTE ALTERNATIVO

Os transportes alternativos, ao invés de serem vistos como um problema para as prefeituras e órgãos reguladores, se forem adequadamente regulamentados, podem se tornar um importante fator de contribuição para a mobilidade urbana, tornando-a mais eficiente e sustentável.