Dados do Artesanato Mineiro

DADOS DO ARTESANATO MINEIRO

O Painel de Dados do Artesanato Mineiro possibilita a visualização da quantidade de Carteiras do Artesão emitidas e a caracterização dos artesãos com dados cadastrais, conforme informações disponíveis no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) do Governo Federal. 

A partir deste painel, os artesãos, usuários externos e servidores agora possuem acesso facilitado aos dados do Artesanato Mineiro desde 2008, de forma municipalizada e regionalizada. Além do consolidado de emissão de relatório de carteiras, é possível visualizar os dados de produção e informações financeiras, que permitem cruzar dados acerca da distribuição por sexo, faixa de renda familiar, matéria-prima, produtos, técnicas e tipologias, entre outras informações. 

Caso queira se informar sobre as tipologias e técnicas aptas ao cadastro do artesão, a última página do Painel apresenta visualização das tipologias, origens de tipologias, grupos de tipologias, categorias de técnicas e seus tipos, assim como tipos complementares, conforme descrito na Portaria Nº 1.007, de 11 de junho de 2018. 

SOBRE A CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO

O cadastramento do artesão no SICAB tem como propósito fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade.

A Carteira Nacional do Artesão faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério da Economia, responsável pela elaboração de políticas públicas em nível nacional. Em Minas Gerais, a Diretoria de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) atua como Coordenação Estadual de Artesanato, sendo responsável pela intervenção e execução das atividades de desenvolvimento do setor, inclusive pela gestão de cadastros e emissão de Carteiras Nacionais do Artesão. 

Saiba mais sobre como acessar o serviço de emissão da Carteira Nacional do Artesão clicando aqui