A carteira é gratuita e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para confirmação do registro, o artesão passará por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Coordenação Estadual de Artesanato.
Para obter a Carteira que o identifica como profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Coordenação de Artesanato, são necessários os seguintes requisitos.

Agendar dia e horário para comparecer à Cidade Administrativa para entrevista e avaliação do artesanato produzido.

O agendamento não garante que o artesão será cadastrado; a avaliação da Coordenação de Artesanato será decisiva para a efetivação do seu cadastro. O artesão demonstrará seu ofício para a Coordenação de Artesanato para que seja avaliado de acordo com normas estabelecidas na legislação.

 

O Artesão deverá comparecer pessoalmente à entrevista trazendo:

 

Original e cópia dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade;

b) CPF;

c) Comprovante de residência no nome do requerente;

d) 1 (uma) fotografia 3x4 colorida, atual e sem uso.

 

Demonstração de habilidade manual, através da prova de feitura (traga uma peça artesanal inacabada que possa ser terminada na presença do avaliador de cada matéria prima/técnica a ser cadastrada;

 

Caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, deve-se trazer peças em três fases diferentes do processo de confecção, ou seja: uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final. Contudo, o artesão deverá completar uma das fases na presença do entrevistador, preferencialmente.

 

 

Contatos para agendamento 
(31) 3915-3098

(31) 3915-2933

(31) 3915-2939

(31) 3915-2938

 

Email: carteiradoartesao@desenvolvimento.mg.gov.br