Minas Gerais busca soluções tecnológicas para diminuir evasão escolar
1º ciclo de inovação aberta para o setor público do Hub MG tem parcerias internacionais e prêmio para startup vencedora
Publicado: 08/04/2020 11:20 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Pixabay Foto: Pixabay

Qual a melhor solução tecnológica para identificar e impedir a evasão de alunos do ensino médio em Minas Gerais? Essa é a problemática levantada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio do Programa Hub MG, que, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), foi selecionada pelo Global EdTech Startup Awards (GESAwards), considerado a maior competição de startups de EdTech do mundo.

O desafio foi lançado na manhã dessa terça-feira (07/04), por meio de transmissão ao vivo feita com representantes de 23 países. Até agosto de 2020, startups de todo o mundo com soluções tecnológicas podem se inscrever, escolhendo um dos seis desafios propostos: That’s Geography, Let’s Talk Data, School Dropouts, R&D Innovatin, Learn & Connect e Human-Machine Pedagogy.

As cinco startups finalistas na temática School Dropouts terão a oportunidade de fazer uma imersão no Brasil. Neste ano, o país será representado por Minas Gerais, que foi selecionado por apresentar um desafio relevante e complexo: a identificação e redução da evasão escolar. Os números apresentados ao programa corroboraram a escolha. Minas possui a segunda maior rede pública de educação do Brasil, com 1,8 milhão estudantes distribuídos em 3.617 escolas. Em 2018, 82 mil alunos abandonaram a escola em Minas Gerais. Desses, 75% pertencem ao ensino médio.

Para essa realidade, as startups finalistas terão a oportunidade de se aprofundar no sistema público de ensino de Minas Gerais e apresentar suas soluções para os gestores públicos. A ideia que tiver maior aderência e probabilidade de mitigar a evasão escolar receberá até US$ 100 mil, aportados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para testar sua solução junto ao Governo de Minas Gerais, além de ter exposição global no ecossistema EdTech, realizar conexões com o ecossistema de inovação mineiro, desenvolver seus negócios e participar do programa de aceleração que acontecerá em Israel, na etapa subsequente do programa.

Para o diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Pedro Vaz, este é um dos desafios que o Governo de Minas tem e que pode ser sanado por meio de soluções tecnológicas em escala global. "O Hub MG, além de apoiar a conexão de médias e grandes empresas mineiras com soluções tecnológicas ao redor do mundo, agora conecta desafios do setor público com startups e pesquisas científicas. Esta é uma importante iniciativa para o Governo e uma grande oportunidade para o ecossistema de startups de Minas Gerais. As EdTechs (startups de educação) correspondem ao segundo maior setor desse segmento em Minas, de acordo com o Cadastro do Ecossistema de Inovação realizado pelo Sistema Mineiro de Inovação (Simi)", afirma.

Essa iniciativa é uma parceria da Sede (Hub MG), SEE, BID, Fundação Lemann, Imaginable Futures.

Conheça o Hub MG

O Hub MG é um programa de inovação aberta que apoia o setor público e as médias e grandes empresas mineiras a se manterem inovadoras, conectando desafios relevantes a soluções tecnológicas ao redor do mundo, através do Ciclo de Inovação Aberta.

O Ciclo de Inovação Aberta do Hub MG tem duração média de 5 meses onde há: a definição e aprofundamento do desafio levantado pela organização, a prospecção e avaliação de soluções tecnológicas ao redor do mundo que sejam capazes de mitigar o desafio apresentado, a conexão das soluções mais aderentes à organização, a realização de testes pagos da organização para a solução tecnológica e o acompanhamento dos testes realizados.

O Hub MG já atendeu a 30 organizações no Ciclo de Inovação Aberta com a realização de 33 testes de soluções tecnológicas.

GESAwards

O Global EdTech Startup Awards (GESAwards) é a maior competição de startups da EdTech do mundo. Iniciada pela MindCET (Israel), a GESA foi cofundada pelo Open Education Challenge (EU) e pela EdTech UK em 2014.

Mais de 3.500 startups de todo o mundo se inscreveram no GESAwards, pela oportunidade de receber uma voz global e ser eleita como a startup mais promissora da EdTech do ano! Além de promover as melhores startups da EdTech, o GESAwards ajuda a criar ecossistemas locais da EdTech, conectar-se a um mercado global e fornecer orientação. Hoje, o GESAwards se tornou um participante significativo na promoção de soluções inovadoras de EdTech que abordam problemas educacionais reais.