9 - Sugestões de Conteúdo

  • LIVROS:

MORTE E VIDA DE GRANDES CIDADES

Esse livro foi escrito pela ativista Jane Jacobs, lançado em 1961 ele retrata sobre o desenvolvimento Urbano no século XX, sua proposta era uma visão mais orgânica da vida nas grandes cidades. Ela afirmava que o planejamento modernista rejeitava os moradores que viviam em comunidades segregadas gerando caos no espaço urbano. Conforme a autora, a divisão das cidades por zoneamentos e a renovação urbana arruinaram o desenvolvimento urbano e econômico, pois gerava espaços não naturais e descontínuos.

Link: Morte e vida de grandes cidades

 

  • MANUAIS:

GUIA PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE PLANOS DIRETORES

Este guia propõe que o Plano Diretor seja elaborado em 3 etapas, precedidas da etapa preparatória: leitura, proposta e consolidação. A primeira trata da leitura do território, com vistas a auxiliar na identificação de temas e problemáticas a serem priorizadas, além de desafios a serem enfrentados ou potenciais a serem explorados. A segunda etapa trata da proposta de ação, frente ao identificado na etapa anterior de leitura do território, tornando possível explorar as estratégias mais adequadas a cada problemática pré-identificada. Por fim, a terceira etapa sugerida é a consolidação por meio da definição de instrumentos e de ferramentas complementares sistematizando um quadro sumário do Plano Diretor.

Link: Guia para Elaboração e Revisão de PD

 

EMPREENDEDORISMO E POLÍTICA URBANA

É indispensável, que a política urbana favoreça o empreendedorismo como fator de desenvolvimento econômico, social e urbano de longo prazo. A política urbana deve favorecer os pequenos negócios, mediante diminuição da burocracia, liberação de amplas áreas para sua instalação e segregação das atividades incômodas e impactantes em distritos previamente preparados para recebê-las.

Link: Sebrae e Associação Brasileira de Municípios

 

GUIA DE GESTÃO URBANA

O presente guia foi escrito por Anthony Ling e traz várias reflexões sobre o desenvolvimento do espaço urbano e como várias premissas que moldam as cidades não foram eficientes e geram consequências negativas. Ele também apresenta uma série de propostas para se repensar de maneira eficaz e economicamente sustentáveis os espaços públicos e privados.

Link: Guia de Gestão Urbana

 

O PLANO DIRETOR COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO URBANO MUNICIPAL

Este livro tem a finalidade de informar os prefeitos e os gestores acerca da importância da elaboração, aprovação e revisão do Plano Diretor. Neste livro, a Confederação Nacional de Municípios traz os principais instrumentos urbanísticos e os procedimentos para a sua implementação. Também, a obra apresenta as principais sanções que os prefeitos e gestores podem sofrer quando não adotam os procedimentos determinados pelo Estatuto da Cidade.

Link: Confederação Nacional de Municípios | Biblioteca

 

CARTA BRASILEIRA - CIDADES INTELIGENTES

A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é resultado de um amplo processo de construção colaborativa, que oportunizou o engajamento de diversos segmentos da sociedade brasileira, envolvidos notadamente com os temas do desenvolvimento urbano, meio ambiente e de tecnologias, bem como com a formulação e a implementação de políticas públicas e ações de desenvolvimento local.

Link: Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

 

  • CURSOS:

PORTAL CAPACIDADES

O Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC) promove, coordena e apoia programas de desenvolvimento institucional e de capacitação técnica que tenham como objetivo não apenas atender aos requisitos de eficácia e eficiência na execução de programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano, mas, também, colaborar na construção de cidades democráticas e sustentáveis. O usuário deverá cadastrar e-mail e senha para ter acesso aos cursos e a materiais exclusivos.

Link: Ministério do Desenvolvimento Regional

 

  • ARTIGOS E NOTÍCIAS:

CAOS PLANEJADO

O site oferece publicações digitais sobre cidades, com foco na realidade brasileira. 

Caos Planejado

 

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES:

O Observatório das Metrópoles é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) que trabalha de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras. Observatório das Metrópoles: homepage

 

ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO: Notícias sobre urbanismo

 

VEJA: Notícias sobre Urbanismo | VEJA

 

EXAME: Notícias sobre Urbanismo e mais

 

ARCH DAILY: Notícias De Arquitetura

 

  • PODCASTS:

 

ARQUICAST:

http://www.arquicast.com/

O “Arquicast” é um programa composto por arquitetos urbanistas, professores universitários e conta com a participação de convidados especialistas nos assuntos abordados. O podcast tem a proposta de ampliar a discussão sobre Arquitetura e Urbanismo para além da sala de aula, ajudando a conscientizar e ensinar a população sobre a influência das cidades em seus cotidianos. O acesso é gratuito e as publicações são quinzenais.

 

CAU/BR - ARQUITETURA PARA A VIDA:

https://www.caubr.gov.br/arquitetura-para-a-vida-cau-br-estreia-programa-especial-na-radio-cbn/

Veiculado pela rádio CBN, o programa “Arquitetura para a Vida” visa ensinar aos ouvintes as principais vantagens de se contratar arquitetos e urbanistas: economia, segurança, planejamento, conforto e valorização do imóvel, etc. O objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a necessidade da contratação desses profissionais em obras de reforma ou construção das unidades habitacionais ou comerciais.

 

A BH QUE QUEREMOS - SÉRGIO MYSSIOR - RÁDIO CBN

https://open.spotify.com/show/4uW90RT4ytdpGa83FEXCPh?si=zBm6AuFESqiCLpEfPYJY6A

Apresentado por Sérgio Myssior, Arquiteto Urbanista e coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/MG, o podcast busca discutir o futuro de Belo Horizonte dialogando a respeito dos problemas atuais e experiências bem sucedidas de planejamento urbano. São levantadas boas práticas, o que deu certo em outros lugares do mundo, e propostas de planejamento sustentável para construirmos uma cidade melhor para viver.

 

TRAMA URBANA PODCAST:

https://soundcloud.com/tramapodcast

O “Trama Urbana” tem o objetivo de trazer conversas leves sobre arquitetura, urbanismo e artes no geral. O podcast convida o ouvinte a repensar sobre as cidades, as pessoas que vivem nela, seus edifícios, construções, as experiências e percepções que os espaços urbanos podem nos trazer.

 

ARQURB EM PAUTA - CAU/MG

https://open.spotify.com/show/1Y9hLUC6P7aO7MAz3IV2f8?si=s8Sx7gd4QWSqTXCIL3kbrA

O podcast “ArqUrb” visa contribuir no aprimoramento da Arquitetura e Urbanismo no Brasil de forma simplificada, trazendo desde uma abordagem mais direta sobre temas específicos, até bate-papos com agentes envolvidos. São apresentadas, também, reflexões de membros do Conselho e de agentes de outros órgãos e áreas de atuação.

 

URBANIDADES - URBANDATA-BRASIL

https://open.spotify.com/show/6Fv433pJBUMIHyThbzqCDj?si=cNauBUU5R-aIuSTRtZA8Jg

Desenvolvido pelo UrbanData-Brasil/CEM (USP), o Urbanidades versa sobre o contexto urbano brasileiro. O programa quinzenal traz diversas entrevistas com pesquisadores de diferentes áreas que se dedicaram a pesquisar sobre as dinâmicas sociais urbanas no nosso país.