1 - Desenvolve Cidades

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) presta apoio aos municípios na elaboração ou revisão dos planos diretores e na aplicação dos demais instrumentos de política urbana, com foco em desenvolvimento econômico.

Aqui, estão disponibilizados manuais técnicos, publicações a respeito da legislação, vídeos explicativos, artigos, reportagens e muitos outros conteúdos referentes ao planejamento urbano no Brasil e no mundo. Tudo isso, com o intuito de esclarecer a aplicação dos instrumentos de política urbana, especialmente do plano diretor, e como pode ser feito o seu direcionamento para a melhoria do ambiente de negócios no município, promovendo o desenvolvimento econômico local.

Outra frente de atuação do programa, é o auxílio diretamente aos municípios, para que os mesmos possam buscar orientação, acompanhamento e receber auxílio específico para sua demanda relativa a planejamento urbano.

Além disso, são realizadas parcerias, capacitações, seminários e workshops sobre a temática.

O programa busca a promoção do auxílio estadual na elaboração de planos diretores; melhoria da qualidade dos planos diretores mineiros e direcionamento para o desenvolvimento econômico; tornar o plano diretor um instrumento efetivo de gestão e desenvolvimento do território municipal; fomento às potencialidades locais em consonância com o desenvolvimento regional; e o fortalecimento da cultura do planejamento urbano nos municípios mineiros.