Ecossistema Mineiro de PD&I

Sobre o Ecossistema:

Ecossistema mineiro de PD&I: É um conjunto de organizações, instituições, empresas, agências governamentais e recursos que promovem e facilitam a inovação em Minas Gerais, Brasil. Esse ecossistema busca fomentar a colaboração entre diferentes atores para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a criação de novos produtos e serviços.

ICT MG (Instituições de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais): São entidades, sejam públicas ou privadas, que desenvolvem atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em Minas Gerais. Elas são fundamentais para a produção de conhecimento e tecnologia no estado.

INCT MG (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais): São programas de pesquisa e desenvolvimento financiados pelo governo brasileiro que têm como objetivo promover a excelência científica e tecnológica em áreas específicas em Minas Gerais, através da colaboração entre diversas instituições.

Incubadoras MG: São espaços físicos que fornecem suporte e infraestrutura para o desenvolvimento de novas empresas e startups em Minas Gerais. Elas auxiliam os empreendedores a transformar ideias em negócios bem-sucedidos, oferecendo serviços de mentoria, acesso a recursos e networking.

Laboratórios: São ambientes equipados e preparados para a realização de experimentos e pesquisas científicas e tecnológicas. Em Minas Gerais, esses laboratórios podem estar localizados em universidades, instituições de pesquisa ou empresas.

NITS MG (Núcleos de Inovação Tecnológica de Minas Gerais): São estruturas presentes em algumas instituições de pesquisa e universidades do estado. Eles têm o propósito de facilitar a transferência de tecnologia da academia para o setor empresarial, protegendo a propriedade intelectual e buscando oportunidades de comercialização de pesquisas.

Parques Tecnológicos MG: São áreas geográficas que concentram empresas e instituições de pesquisa com foco em tecnologia e inovação em Minas Gerais. Esses parques têm como objetivo promover a interação entre diferentes agentes do ecossistema de inovação, estimulando a colaboração e o crescimento tecnológico.

Unidades EMBRAPII MG: São laboratórios, centros de pesquisa ou instituições de ensino que se associam à EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) para fornecer suporte tecnológico a empresas industriais. Essas unidades auxiliam as empresas a desenvolverem produtos e processos inovadores para aumentar sua competitividade.