Atração de Investimentos e Diversificação Econômica

Foto: Divulgação/Sede MG

A Diretoria de Atração de Investimentos e Diversificação Econômica (DINV) está ligada à Superintendência de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação. Possui a competência de executar atividades de atração de investimentos para o território mineiro.

Em um dos pilares da diretoria está a Atração de Investimentos. Neste, desenvolve-se a ação do “Conexão Minas Gerais e o Mundo”, com o objetivo de ampliar e diversificar o relacionamento entre Minas Gerais e mercados estratégicos para o estado, visando: atração de investimentos e a transferência de tecnologia e inovação. A ação visa identificar oportunidades nos termos destacados em todo o mundo, considerando os seguintes atores relevantes: entidades governamentais estrangeiras, associações e órgãos internacionais da iniciativa privada, empresas, universidades e centros de pesquisa internacionais. Integrada ao escopo da diretoria, também está o monitoramento da ação  “Minas Amiga do Investidor”, que busca ampliar e diversificar o acesso a investimentos produtivos e a fundos setoriais de financiamento em condições vantajosas, aumentando a competitividade de Minas Gerais para atração de investimentos.

No pilar que visa a Diversificação Econômica, a ação “Integração das Cadeias Produtivas Mineiras”, busca a promoção de um ambiente de negócios livre e propício para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para o estado, identificando e atuando na mitigação dos entraves que dificultam a consolidação e o desenvolvimento do potencial econômico do estado. Além disso, deverá fornecer segurança institucional e previsibilidade para os empreendimentos que operarem em Minas Gerais, a partir da agilidade e confiança do relacionamento com o Poder Público Estadual, bem como oferecer um diferencial para novos negócios considerarem a instalação ou a expansão em Minas Gerais, a partir da facilidade de acesso ao Poder Público e rapidez de resposta resolutiva.

Outras interfaces da Diretoria incluem: discutir, formular e coordenar as políticas públicas estaduais de atração de investimentos para o estado, implementar políticas de desenvolvimento da economia mineira para o fortalecimento das cadeias produtivas regionais visando à diversificação econômica. Trabalhando em articulação com órgãos e entidades atuantes nessas atividades, promovendo, fomentando e apoiando a realização de eventos de interesse da economia do Estado, no país e no exterior.

 

MINAS EM AÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico como responsável pela execução da política de desenvolvimento econômico, executa diferentes ações para melhoria do ambiente de negócios e é vista como referência para resolução de gargalos que o setor produtivo enfrenta frente ao estado. Nesse contexto, foi construído o programa “Minas em Ação”.


O Minas em Ação – Pró Mercado é uma iniciativa voltada para a construção de fluxos otimizados de gestão dos processos submetidos ao Poder Público Estadual, com atenção especial às demandas de pessoas jurídicas que promovem impacto socioeconômico junto aos órgãos da Administração pública direta e indireta, visando promover maior eficácia e celeridade a fim de reduzir entraves burocráticos, processuais e regulatórios.

 

Quem pode utilizar?

Associações, Sindicatos, Pessoas Jurídicas, Prefeituras, Empreendedores, Exportadores do estado de Minas Gerais.

 

Órgão responsável (unidade da Sede)

Superintendência de Promoção de Investimentos e Estímulo à Exportação

Diretoria de Atração de Investimentos e Diversificação Econômica

 

Etapas para realização

1. Delimitação da Demanda;

2.Preenchimento do Formulário;

3.Acompanhamento do Processo;

 

Saiba como se cadastrar

Todo o processo é feito online. Acesse o formulário e faça sua solicitação.

https://bit.ly/FormularioDemandasMinasemAcao

 

Contato:

Telefone: (31) 3915-5282 / 3915-5111

E-mail: minasemacao@desenvolvimento.mg.gov.br

Formulário de Solicitação: https://bit.ly/FormularioDemandasMinasemAcao