Fapemig comemora o Dia Nacional da Ciência
Programação de lives terá conteúdo para adultos e crianças
Publicado: 07/07/2020 15:19 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Deposit Photos Foto: Deposit Photos

Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) vai comemorar, nesta quarta-feira (8/7), o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. Para celebrar a data, a Fundação irá realizar a live Fazer Ciência em Tempos de Crise. O evento online acontecerá às 11h, pelo Instagram @fapemig, e contará com a participação do presidente interino, Paulo Beirão.

Beirão, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1972), mestrado em Biofísica (1976) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1980). Fez pós-doutorado na University of Leicester, U. K. (1993). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG (desde 1998). Foi Research Associate da University of Pennsylvania e do Jefferson Medical College (1976-1977) e Honorary Research Fellow da University of Leicester (1992-1993).

Divulgação Científica para crianças

Também em comemoração ao dia, o Minas Faz Ciência irá promover a sua primeira #LiveMFC. O evento online começa às 17h e conta com a participação do escritor Leo Cunha e o biólogo Henrique Paprocki para conversar sobre Divulgação Científica para crianças. Será uma oportunidade para debater linguagens, abordagens e formatos para levar ciência ao público infantil.

Leo Cunha é escritor, tradutor e professor universitário. Doutor em Artes e Mestre em ciência da informação, ambos pela UFMG. Publicou mais de 70 livros de literatura infantil, juvenil, poesia e crônicas. Recebeu alguns dos principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Biblioteca Nacional, Nestlé, Jabuti, FNLIJ, João de Barro, entre outros. Traduziu autores como Julio Cortázar, Antonio Skármeta, Gabriela Mistral, Robert Stevenson e Charles Dickens.

O biólogo e professor Henrique Paprocki possui graduação em Ciências Biológicas pela PUC Minas e é Mestre pela USP e doutor pela Universidade de Minnesota em Entomologia. Além de professor da graduação em Biologia e da Pós-Graduação em Tratamento da Informação Espacial, ele é Curador do MCN PUC Minas.

A mediação da #LiveMFC será feita pelos jornalistas Maurício Guilherme Júnior, editor das revistas Minas Faz Ciência e Minas Faz Ciência Infantil, e Vanessa Fagundes, coordenadora do Projeto Minas Faz Ciência. A transmissão será pelo canal no Youtube.

Minas Faz Ciência

Minas Faz Ciência é o projeto de divulgação científica da FAPEMIG. Reúne produtos midiáticos (revista, portal, podcasts, redes sociais e vídeos) sobre Ciência, Tecnologia e Inovação que trazem novidades, debates e curiosidades sobre a área, centrados no que está sendo desenvolvido em terras mineiras. Um dos focos do projeto é o público infantil. São produzidos conteúdos direcionados para crianças no site infantil e na revista anual Minas Faz Ciência Infantil.

LIVE: FAZER CIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE

Data e horário: 8 de julho, 11h.

Convidados: presidente interino, Paulo Beirão

Transmissão: https://www.instagram.com/fapemig/

#LiveMFC no Dia Nacional da Ciência

Data e horário: 8 de julho, 17h.

Convidados: Leo Cunha e Henrique Paprocki

Transmissão: https://www.youtube.com/ciencianoar