Macrorregiões Triângulo do Norte, Centro-Sul e Oeste poderão avançar no Minas Consciente; Noroeste regride
Avaliação semanal foi feita com base nos critérios antigos do plano; a partir da próxima semana, entram em vigor as novas regras
Publicado: 31/07/2020 09:57 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação Governo MG Foto: Divulgação Governo MG

O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu, nessa quarta-feira (29/7), o avanço das macrorregiões de Saúde Triângulo do Norte, Centro-Sul e Oeste nas ondas do plano Minas Consciente.

A região Noroeste deverá regredir, para conter o avanço do vírus.

Com a decisão, as macrorregiões Triângulo do Norte e Oeste passam a seguir os protocolos da onda branca, que prevê a abertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas. Já a região Centro-Sul avança para a onda amarela, quando é permitida a reabertura segura de salões de beleza, lojas de roupas, calçados, livrarias, papelarias, entre outros serviços.

A macrorregião Noroeste volta a seguir os protocolos da onda verde. Assim, devem funcionar apenas os serviços essenciais, como farmácias, supermercados e padarias.

Adesão

Até o dia 29 de julho, 302 municípios mineiros haviam aderido ao plano Minas Consciente, o que representa 35% do total. Ao todo, 7 milhões de mineiros já estão contemplados.

Novo Minas Consciente

A partir do dia 6 de agosto, as cidades mineiras deverão seguir as regras do novo Minas Consciente. O plano passou por uma reformulação, após consulta pública que contou com 630 contribuições, para atender melhor às necessidades dos municípios mineiros.