Governo de Minas promove encontro de inovação com setor minerário
Encontro virtual vai apresentar soluções tecnológicas para as empresas do segmento
Publicado: 08/09/2020 17:24 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Depositphotos Foto: Depositphotos

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e do Indi, irá promover, entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro, o #VemPraMinas – Encontro de Inovação voltado para o setor de mineração. O objetivo é apresentar projetos inovadores que poderão auxiliar os processos no setor de mineração. O encontro visa colocar esses projetos no mercado, por meio do desenvolvimento de novos produtos, processos ou negócios. Todos eles já possuem requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes, no Brasil e/ou no exterior. Ou seja, já possuem patente.

Como participar:

As empresas interessadas em conhecer as tecnologias poderão preencher o formulário de inscrição até o dia 18/9. Um e-mail de confirmação será enviado ao solicitante.

Clique aqui e acesse o formulário.

Como funciona:

1. Empresas se inscrevem indicando quais tecnologias têm interesse em conhecer;
  2. As equipes responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias com maior demonstração de interesse são convidadas para apresentação da solução;
  3. Realização de reunião virtual onde a tecnologia é apresentada, com espaço para perguntas pelos participantes.

Conheça as soluções que podem ser escolhidas para apresentação na rodada virtual:

> Aplicativo para monitoramento de dados de proteção catódica por corrente impressa utilizando dispositivos móveis

O software, que foi desenvolvido para dispositivos móveis, pode instantaneamente informar ao usuário da aplicação, por meio de notificações e alarmes, que determinado componente do sistema de proteção catódica por corrente impressa apresenta problemas e necessita de intervenção.

Catraca simplificada para lapidação de pedras

Nesta técnica utilizam-se pedras fixadas em canetas, sendo o trabalho realizado com maior rapidez, porém com maior dependência da habilidade do lapidário. A solução garante manutenção simplificada, controle de velocidade e afastamento de ruído.

São filtros que apresentam versatilidade para serem aplicados em diversas configurações de equipamentos visando a purificação de água. A solução visa a remoção de contaminantes íons metálicos e corantes em tempo reduzido e com elevada eficiência sem necessidade de uso de pressões elevadas nem sistemas elaborados.

Gestão de estoque de segurança

O software permite realizar a gestão do estoque de segurança para lidar com a falta de materiais importantes. Com a utilização do estoque de segurança, é possível se resguardar das incertezas logísticas e de demanda encontradas por gestores de almoxarifado.

Material compósito estabilizador de barragens de minério

Alternativa ao processo de descomissionamento e desativação de barragens de minério através da injeção do material compósito estabilizador no interior das estruturas de contenção. A solução garante segurança e eficiência.

Clarificação e eliminação de metais pesados de efluentes líquidos industriais. Promete auxiliar no tratamento de rejeitos líquidos orgânicos e inorgânicos através de uma solução econômica e de fácil uso.

Método sol-gel de fabricação de microesferas metálicas com porosidade customizada

Método para viabilização da fabricação de microesferas metálicas com porosidade customizada. Esta solução é escalável e compatível com a demanda do mercado, além de prometer alta reprodutibilidade e baixo custo de produção.

Navegador termovisão

Aplicativo desenvolvido para controle de dispositivo móvel para exploração de ambiente industrial e análise de locais com incêndio, a fim de prevenir danos às pessoas.

PEIQ - Projetando equipamentos da industria química

O aplicativo permite o projeto e a simulação de equipamentos da indústria para a separação sólido-fluido no campo gravitacional (câmara de separação, elutriadores e sedimentadores) e no campo centrífugo (ciclones, hidrociclones e centrífugas).

Processo de recuperação de óxido de ferro da lama (rejeito) proveniente da concentração de minério de ferro

Utilização da lama residual do processo de concentração de minério de ferro a partir da rocha itabirito. Ao final, o material obtido pode ser utilizado na produção de aço.

Projeto de elutriadores utilizando linguagem de programação java para sistema Android

Software desenvolvido para Sistema Operacional Android por meio de linguagem de programação JAVA. Possui uma rotina computacional simples e otimizada, além de uma interface bastante amigável e intuitiva para cálculo e projeto de Elutriadores em operação individual ou em série.

Transmissor de temperatura multicanal com comunicação Modbus e controle discreto das temperaturas

O dispositivo concatena as funções de monitoramento multicanal de temperatura, controle discreto das temperaturas, comunicação com dispositivo computacional e comunicação com dispositivos de uso industrial.

Transmissor de Temperatura Multicanal com Comunicação RS485 – Modbus – 8 Canais

O software desenvolvido permite configuração de forma rápida e exata dos parâmetros que serão utilizados para mensurar as temperaturas e realizar controle discreto das mesmas.

Uso de ésteres de ácidos carboxílicos como agentes desengordurantes

O invento consiste em soluções de ésteres de ácidos carboxílicos de diferentes tamanhos de cadeia hidrocarbonada, que permitem remover por dissolução parcial depósitos de gordura antigos de superfícies metálicas ou cerâmica e de vidro.

ZigBee BLE Industry

Aplicativo com capacidade de exibição de qualquer variável de processo analógico, independente da marca do instrumento.