Governo de Minas prepara programação diversificada na Semana Internacional do Café em formato 100% digital
No estande virtual da Secretaria de Agricultura, serão disponibilizadas 12 horas diárias de conteúdo para o visitante na plataforma digital do evento
Publicado: 16/11/2020 14:42 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Seapa/Divulgação Foto: Seapa/Divulgação

Começa nesta quarta-feira (18/11) a Semana Internacional do Café (SIC), principal evento da cadeia produtiva da cafeicultura no país e um dos cinco maiores do mundo. O Governo de Minas está presente desde a primeira edição em 2013. Para este novo formato do evento 100% digital, foi preparada uma programação diversificada, que vai ocupar 12 horas diárias no estande virtual da Secretaria de Agricultura na plataforma da SIC 2020, nos três dias do evento.

No novo formato on-line, a preocupação com a qualidade técnica e a diversidade dos assuntos foi intensificada. A Secretaria de Agricultura e suas instituições vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) organizaram webinários, rodada de negócios e conversas com empresas, startups e produtores sobre as políticas públicas para o fortalecimento da cafeicultura, orientações técnicas, mercado e oportunidades de negócios.

Conexão Café

Dentre as mais variadas opções, o público poderá acompanhar o webinário Conexão Café, promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), com o objetivo de apresentar o potencial cafeeiro de Minas Gerais para representantes da Itália, Egito, Kuwait, Marrocos e Peru.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Bovo, explica que, além de apresentar as diferentes regiões cafeeiras do estado, o evento visa diversificar a pauta de exportação do café mineiro. “Buscamos não apenas novos destinos para a nossa produção, mas, também, diversificar a linha do café que é exportado. Sair da venda apenas de commodities e passar para o embarque de cafés especiais e processados”, detalha.

Após a apresentação das variedades de café de Minas, será a vez de identificar junto dos empresários desses países quais tipos de produtos eles procuram. “Isso possibilitará que trabalhemos para prospectar produtores que teriam condição de fornecer o café de acordo com a demanda que os possíveis clientes apresentarem”, complementa Bovo.

O secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, explica que os cinco países escolhidos para o Conexão Café foram identificados como potenciais consumidores. “Vamos mostrar que Minas hoje representa 50% da produção de café no país. Temos condições de atender com produtos dos mais diversos níveis de qualidade, dos mais simples aos produtos de altíssimo valor agregado. O objetivo é estreitar ainda mais as relações comerciais com esses países, mostrando aquilo que Minas tem de melhor, que é o nosso café e agroindústria”, afirma Passalio.

O webinário Conexão Café é, conforme o Adido Agrícola do Brasil no Marrocos, Nilson Guimarães, uma excelente oportunidade para aproximar os produtores e exportadores mineiros de potenciais compradores. “O Marrocos hoje é um promissor mercado para os produtos agropecuários brasileiros, e o café em especial possui um grande potencial a ser explorado. Minas pelo seu protagonismo na produção cafeeira nacional, é um candidato natural a realizar bons negócios com este país. Ações como esta, de promoção comercial e apresentação de nossas potencialidades, são fundamentais para sensibilizar os importadores marroquinos da qualidade, preço competitivo e sustentabilidade dos nossos produtos”, garante Guimarães.

O Adido Agrícola do Brasil no Egito, César Teles, também defende a importância do evento para apresentar a diversidade de sabores e qualidades do café mineiro para os consumidores do país. “Tenho certeza que será um evento muito bem-sucedido e que será o primeiro passo de muitos negócios entre os produtores mineiros e os importadores do Egito”, afirma.

Cafeicultura 4.0

Cada vez mais presente em diversas áreas, as ferramentas digitais ganham destaque no setor cafeeiro, agregando valor e auxiliando nos processos de decisão. Chamado de Cafeicultura 4.0, o novo modelo de produção se apoia num conjunto de tecnologias inteligentes, permitindo melhor gestão em todos os elos da cadeia produtiva e um trabalho diferenciado, proporcionando melhor rentabilidade e qualidade no mercado de café. O tema será abordado numa das palestras técnicas no estande virtual da Seapa.

Certifica Minas

O Certifica Minas Café é o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental. Coordenado pela Secretaria de Agricultura e executado pela Emater-MG e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o objetivo do programa é assegurar a produção dentro de critérios de sustentabilidade socioeconômica e ambiental, além de trabalhar melhorias na produtividade e na qualidade do grão.

Debates Tecnológicos

Promovidos pela Epamig, a programação vai abordar temas como a Utilização de Fungos Benéficos na Cafeicultura, na busca por mais qualidade; Controle de Pragas no Cafeeiro; Produtos à Base de Café; Agroindústria do Café; Cultivares de Café e Manejo da Lavoura. Outro destaque com a participação dos pesquisadores é o Painel Certificação, Rastreabilidade e Agregação de Valor, que inclui a apresentação da mais recente edição da Revista Informe Agropecuário da Epamig, que é dedicada ao tema.

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), do Sebrae-MG e da Café Editora.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital

De 18 a 20 de novembro

Programação Seapa: A programação completa da Secretaria de Agricutura, Emater-MG, Epamig e IMA pode ser acessada clicando AQUI.

Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br