Café mineiro é produto de exportação para novos mercados internacionais
Encontros virtuais que aconteceram durante o Conexão Café já renderam interesses de países como Marrocos, Egito, Kuwait e Peru
Publicado: 23/11/2020 18:37 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação Webinário Foto: Divulgação Webinário

Com o objetivo de promover as exportações do agronegócio mineiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Subsecretaria de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas (Subinvest), e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realizaram, nos dias 18 e 19 de novembro, o Conexão Café. O evento, que aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC2020), já rendeu contato com três importadores.

Um dos interessados é um empresário marroquino, que já fez contato com o Governo de Minas para desdobrar as conversas. O Marrocos foi um dos países convidados para participar do Conexão Café 2020, que buscou apresentar o potencial cafeeiro do Brasil com foco em Minas Gerais e também o mercado dos países parceiros, atendendo tanto o público importador, quanto também os produtores mineiros interessados em expandir mercado. Os outros países convidados foram Egito, Kuwait e Peru.

Responsável por abordar o panorama comercial do estado, detalhando as relações comerciais entre Minas os países convidados, o subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Juliano Alves Pinto, informou que o café ocupa destaque na pauta exportadora de Minas Gerais para o parceiro comercial, que representou 2,6% do montante das exportações gerais do estado mineiro para o Marrocos em 2019.

Já as vendas internacionais de café de Minas Gerais para o parceiro, expandiram 84,1% em 2019, em comparação com 2018. Em 2020, considerando o período que compreende janeiro e outubro, com os impactos causados no comércio internacional em virtude da pandemia do coronavírus, as exportações mineiras de café para o Marrocos somam US$ 1,1 milhões.

“Com base em análises técnicas, convidamos esses parceiros comerciais para participar do Conexão Café por apontarem potencial de consumo e expansão”, justifica o subsecretário quanto à escolha dos países.

Também participante do evento, o Adido Agrícola do Brasil em Rabat, Sr. Nilson Guimarães, parabenizou a iniciativa e destacou o peso dessa ação para o fortalecimento das relações entre Minas Gerais e o Marrocos. O Adido afirmou que a ação cumpriu com o propósito e se configura em caráter contínuo, sendo que a Embaixada será o ponto focal para os importadores marroquinos, enquanto o governo de Minas Gerais realizará a mobilização do público fornecedor.

Mais parcerias

Outros dois empresários interessados no produto mineiro são kuwaitianos. As exportações mineiras de café para o Kuwait apresentam crescimento. A participação de Minas Gerais nas importações gerais de café do Kuwait representa 1,3% no último ano. Em âmbito nacional, em 2019, Minas Gerais contribuiu com 62,6% das exportações brasileiras de café para o parceiro. As exportações mineiras deste produto para o Kuwait expandiram em 2019, alcançando incremento de 63,5% nas vendas, em relação a 2018.

As vendas internacionais mineiras de café para o Kuwait em 2019 resultaram em US$ 468,9 mil. O perfil do café exportado para o parceiro se concentra em sua totalidade no café em grãos, mesmo torrado ou descafeinado. Em 2020, em virtude dos impactos causados no comércio internacional pela pandemia da Covid-19, considerando o período que compreende janeiro a outubro deste ano, as exportações de café de Minas Gerais para o Kuwait somam US$ 168,4 mil.

As empresas participantes afirmaram interesse em conhecer o mercado mineiro de café, receber informações técnicas do café de Minas Gerais e 87,5% das empresas buscam identificar oportunidades.

Em sua fala no Webinar, a Chefe do Secom na Embaixada do Brasil no Kuwait, Claudia Assaf, enfatizou que Minas Gerais possui alta qualidade de café e bom custo benefício. “O estado mineiro possui as melhores marcas do país e alta produtividade”, afirmou.

Assaf também discutiu a necessidade de ampliação da presença dos produtos mineiros no Kuwait, tendo em vista que o Kuwait é um mercado consumidor de café em expansão. E afirmou que a iniciativa do webinar veio para preencher essa lacuna da promoção comercial dos produtos mineiros para compradores kuwaitianos.

O Webinar Conexão Café

Em parceria com as embaixadas do Brasil nesses países, o Governo de Minas, por meio da Sede e Seapa, realizou quatro webinars técnicos, apresentando o potencial produtor e exportador de Minas Gerais para autoridades governamentais desses países e também importadores potenciais. Todas as apresentações foram feitas nas línguas locais, de modo a facilitar a interação entre os participantes.

As ações contaram com a presença de importantes atores da iniciativa privada em âmbito nacional e internacional, como a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a The Chamber of Food Industries (CFI) do Egito, e também órgãos governamentais como a Comisión de Promoción para la Exportación y el Turismo – Promperú do governo Peruano.