Idene recebe lideranças de Bocaiuva para discutir o fortalecimento da indústria do mel
O Norte de Minas é reconhecido como um importante produtor de mel e exporta inclusive para o mercado norte-americano; a ideia é levar também o mel para União Europeia
Publicado: 26/11/2020 16:55 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação Idene Foto: Divulgação Idene

Idene – por meio do seu diretor-geral, Nilson Borges, que também é subsecretário de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais – recebeu na última  sexta-feira (20/11), na Cidade Administrativa, uma comitiva de Bocaiuva. Além da prefeita Marisa Alves e assessores, estiveram no Idene parte da diretoria da Coopemati, inclusive o presidente Luciano Fernandes de Souza.

As lideranças foram buscar o apoio de Nilson Borges para dois projetos de desenvolvimento da Coopemati, que tem sede em Bocaiuva, mas reúne 350 produtores de mel de 23 municípios da região Norte. A prefeita Marisa Alves reconheceu a importância da produção do mel no Norte de Minas e especialmente para Bocaiuva que sedia a cooperativa. “O fortalecimento dessa indústria é fundamental para a região que já tem demonstrado a qualidade desse produto, por isso queremos o apoio do Idene na apresentação dos projetos junto ao governo federal”, disse.

O primeiro projeto visa à construção de uma usina de energia solar para toda a estrutura da cooperativa na região. O outro projeto se destina à melhoria da infraestrutura de laboratórios para que todas as análises microbiológicas e de contaminantes sejam feitas em Bocaiuva. Os dois projetos estão orçados em R$450 mil e receberão o apoio do Idene para serem apresentados no Ministério de Desenvolvimento Regional. “Trabalhamos com desenvolvimento e queremos que a Coopemati gere mais renda e empregos, bem como aumente as suas exportações”, disse Nilson Borges.