Black Friday consolida e-commerce em Minas
Leia o artigo de Fernando Passalio e João Paulo Braga sobre Black Friday e e-commerce
Publicado: 27/11/2020 09:59 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
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Fernando Passalio, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico 
João Paulo Braga, diretor de Atração de Investimentos do Indi

A Black Friday, programada para a última sexta-feira de novembro, terá em 2020 a edição mais digital de todos os tempos. Segundo levantamentos da empresa de consultoria Nielsen, o e-commerce no Brasil cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado. E a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é que haja um crescimento ainda maior nas vendas on-line, em torno de 77%, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro. 

Não há dúvidas de que o isolamento social provocado pela pandemia é um dos fatores que explicam a ascensão das vendas virtuais. Mas não é o único. A opção crescente dos consumidores pelo comércio virtual ocorre em escala ascendente.

Com a pandemia, as plataformas digitais passaram a representar 78% do varejo em comércio eletrônico no Brasil, tendo o marketplace (shopping virtual) um crescimento de 56% na mesma base de comparação.

Todos esses indicadores deixam clara a existência de novas oportunidades de negócios. E Minas Gerais vem acompanhando essa transformação, aproveitando esses ganchos para estimular a economia estadual, com resultados que já podem ser mensurados. 

Ao longo dos últimos anos, o território mineiro recebeu unidades de grandes players do e-commerce global. Atualmente, entre as gigantes com maior faturamento no Estado, estão a Magazine Luiza, a Dafiti, a Netshoes, a Via Varejo e a Privalia. 

Entre as conquistas recentes de Minas Gerais, é possível citar dois grandes exemplos. Gigantes multinacionais escolheram diferentes localidades do Estado para implantação de megaoperações. É o caso da norte-americana Amazon, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e da argentina Mercado Livre, em Extrema.

A escolha pela implantação no território mineiro não é obra do acaso. Uma combinação de fatores explica o sucesso de Minas em atrair investimentos desse segmento. O primeiro fator é certamente a localização do Estado.

Além disso, o Estado está avançando em um amplo processo de desburocratização e melhoria do ambiente de negócios na esfera do Programa Minas Livre Para Crescer. Soma-se a isso, uma robusta e inteligente política de atração investimentos, executada pelo INDI, estruturada em torno da interpretação dos movimentos de mercado.

Tudo isso só faz sentido e se torna relevante se observarmos a face humana do desenvolvimento econômico. A presença dos grandes operadores do e-commerce em Minas representa oportunidade de trabalho para milhares de mineiros, auxiliando no processo de retomada econômica.