Em parceria com Secult, Sede lança segunda etapa do Plano de Comunicação de Produtos e Serviços Financeiros para o setor do Turismo
Todas as 45 instâncias de governança regionais turísticas do estado estão sendo orientadas sobre produtos e serviços financeiros para auxiliar na retomada da economia
Publicado: 27/11/2020 18:18 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação / Depositphotos Foto: Divulgação / Depositphotos

A Diretoria de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo (DANC), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e o Sicoob, lançaram, nessa quinta-feira (26/11), a segunda etapa do Plano de Comunicação de Produtos e Serviços Financeiros específicos para o Turismo. O objetivo da parceria é melhorar o acesso às soluções financeiras de forma orientada, para o fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do setor do turismo, essencial para sobrevivência no período pós-crise.

Na primeira etapa, em setembro, foram escolhidas como piloto 11 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), os chamados Circuitos Turísticos, para dar início ao projeto. Agora, na segunda fase, foram contempladas todas as 45 IGRs turísticas do estado. Estiveram presentes no lançamento o superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais, Frederico Amaral e a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo, Eneila Loiola.

Com o sucesso do Plano, os Pequenos Negócios do segmento poderão conhecer e ter acesso a diversas soluções financeiras. “O Plano de Comunicação ajuda no desenvolvimento e crescimento das MPEs, pois têm informações como: linhas de investimento; conta corrente de pessoa jurídica; cartão de crédito ou débito empresarial; crédito para quitar as despesas, ampliar ou modernizar o negócio; máquinas de débito e crédito para auxiliar na venda de produtos ou prestação de serviços; e, claro, a nova modalidade do PIX”, destacou a diretora Eneila Loiola.

A Sede, através da DANC, fará a medição dos resultados juntamente com o Sicoob, por meio do número de ampliação de cooperados e parcerias realizadas em produtos e serviços financeiros com o segmento turístico pelas Cooperativas de Crédito.

A iniciativa está sendo replicada também por meio da Política para Melhoria do Ambiente de Negócios para o MEI (Microempreendedor Individual), que já somam mais de 1, 1 milhão de empreendimentos em Minas Gerais.

O Ramo Crédito integra o Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), e as Cooperativas de Crédito/Sicoob montaram o Plano de Comunicação. O Ceccoop fornece subsídios para as políticas públicas a serem adotadas pelo Estado para desenvolvimento das cooperativas, e tem como algumas competência coordenar as políticas de apoio ao cooperativismo mineiro, além de celebrar convênio com entidades públicas ou privadas para a execução de projetos de apoio ao desenvolvimento do sistema cooperativista.