Missão internacional à Alemanha consolida estratégias de atração de investimentos estrangeiros do Governo de Minas
Equipe do sistema de desenvolvimento econômico esteve em Munique, Hohenberg e Berlim, na Alemanha, de 9 a 18 de maio, cumprindo uma extensa agenda de trabalho
Publicado: 20/05/2022 16:53 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação/Sede Foto: Divulgação/Sede

O Governo de Minas avança na agenda internacional, apresentando as potencialidades do estado a empresários alemães e atraindo a atenção de investidores estrangeiros que vislumbram novos negócios.  O compromisso constante de internacionalizar Minas Gerais foi realizado com êxito pela equipe do sistema de desenvolvimento econômico do Estado, que esteve em várias cidades da Alemanha entre os dias 9 a 18 de maio, cumprindo uma extensa agenda de trabalho para dar visibilidade às inúmeras oportunidades existentes no estado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o representante da Invest Minas, Ronaldo Alexandre Barquette, visitaram empresas e instituições, onde trocaram experiências e estreitaram relacionamento com lideranças e empresários, participaram de eventos, encontros e palestras que acenaram para futuras parcerias, expandindo as perspectivas do estado como destino certeiro para grandes investimentos em diversos setores.

“A missão internacional reforça a cooperação e o relacionamento do sistema econômico do Governo de Minas e tem o intuito de incluir o estado na rota dos investimentos estrangeiros. Essa é a prova de que estamos dando um grande passo para atrair cada vez mais desenvolvimento, investimento e promover a abertura do mercado mineiro para o mundo. Essas ações trazem como resultado a diversificação da nossa economia e, consequentemente, gera mais oportunidade de emprego e renda para os mineiros”, destaca o secretário Fernando Passalio.

Setor cervejeiro

Logo no primeiro dia da agenda, a comitiva visitou empresas que integram o setor cervejeiro premium de Munique, cada vez mais em alta no mercado consumidor brasileiro e no radar da equipe econômica do Governo de Minas. Além de atrair novos investidores para aumentar a oferta do produto e suprir a demanda em Minas Gerais, a intenção da visita foi impulsionar a vinda de outros negócios da cadeia produtiva, como fabricantes de latas e garrafas, estimulando a economia circular no estado e incentivando, por exemplo, o trabalho de cooperativas de reciclagem de alumínio. 

A comitiva apresentou, segundo o secretário Passalio, os diferenciais e as vantagens de se investir no estado, relembrando cases de sucesso como o do grupo Heineken, que recentemente anunciou nova unidade, em Passos, no Sul de Minas, onde será a fábrica mais sustentável da empresa no país, sendo 100% abastecida por fontes de energia renovável.

“A agência Invest Minas está atenta para a busca de novos negócios, especialmente aqueles que estejam ligados às vocações locais, agregando valor para sua cadeia produtiva. O mercado é dinâmico e, por isso, a agência Invest Minas realiza um monitoramento sistemático dos setores estratégicos para o estado e identifica as oportunidades de negócios, partindo para uma prospecção ativa junto às empresas”, afirma Ronaldo Barquette.

Energia renovável

Já no segundo dia na Alemanha, a missão reforçou a vanguarda de Minas Gerais no segmento de energia renovável, com o estado ocupando a liderança em geração distribuída de energia solar no país e ultrapassando a marca de 2 gigawatts (GW) de potência instalada de fonte solar, sendo responsável por 18% de todo o potencial no Brasil. Esse panorama foi apresentado durante participação da comitiva em evento promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), sendo a agenda finalizada com rodadas de negócios.

Os representantes de Minas também se reuniram com empresas dos segmentos ferroviário e de mobilidade elétrica, que demonstraram interesse em estabelecer relações com Minas Gerais.  Além dessas pautas, a comitiva se reuniu com mais três empresas fabricantes de inversores – equipamento responsável pela conversão de energia elétrica gerada pelos painéis de corrente contínua para corrente alternada -, sendo que uma delas sinalizou a possibilidade de investimentos e já agendou uma reunião para o próximo mês, em Minas Gerais.

Participação na Intersolar

Houve ainda participação da comitiva mineira durante a abertura do ciclo de conferências da Intersolar, maior feira da indústria solar em âmbito mundial e referência no segmento, oferecendo uma plataforma internacional para tecnologia solar, fotovoltaica e térmica solar. O evento, realizado em Munique, integrou importante agenda da comitiva. Com o tema "Connecting Solar Business" (conectando o negócio solar) – a Intersolar conectou pessoas e mercados, unindo essa meta ao objetivo principal do Governo de Minas, que salientou o papel do estado como líder na geração de energia solar fotovoltaica no Brasil.

Em seguida, os representantes de Minas participaram de um painel com o tema "Perspectivas de crescimento global e de um acordo solar para a Europa: o papel da energia solar nas estratégias e tendências de descarbonização".

Minas na mira dos negócios

No terceiro dia em Munique, durante a feira, a comitiva visitou diversas empresas, que manifestaram abertura para discussões de possíveis negócios com Minas Gerais. Foram realizadas diversas reuniões com instituições do segmento, como a Solar Power Europe, associação de empresas ligadas à energia solar de toda a Europa. Cabe destacar que a instituição apresentou uma pesquisa muito completa sobre as perspectivas do setor para os próximos cinco anos, o que favorece Minas Gerais no cenário internacional, visto que o estado detém atualmente a maior capacidade em geração de energia solar no país.

No quarto dia da missão, o secretário Fernando Passalio deu entrevista na Intersolar e participou, junto com o diretor Ronaldo Barquette, de encontros que agregam os principais players de investidores e operadores de energia solar no mundo, possibilitando conhecer cases e tendências de energia solar no mundo, além de prospectar investimentos para Minas Gerais.

Inovação e descarbonização

Os temas inovação e descarbonização marcaram o quinto dia da missão, com a comitiva, acompanhada de empresários mineiros, visitando uma unidade do instituto alemão de pesquisa Fraunhofer, localizado próximo à cidade de Hohenberg. Na ocasião, houve a apresentação de um projeto que processa biomassa e resíduos urbanos, via pirólise, produzindo gás de síntese com quase 50% de hidrogênio, carvão ativado, e bio-óleo, que refinado pode gerar combustível para avião, ônibus e caminhão, por meio de um equipamento chamado TCR 500 (reformador termo catalítico). Já o carvão ativado pode ser usado como fertilizante e o hidrogênio como combustível. Um modelo similar e menor do TCR será enviado para testes para o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-Senai), juntamente com os insumos para produção de gás de síntese. A intenção é que os esforços do Governo de Minas e da iniciativa privada possibilitem a produção no estado de equipamento próprio.

Novas parcerias em Berlim

Com o intuito de buscar atrair novas parcerias e investimentos para gerar mais emprego e melhorar a qualidade de vida dos mineiros, a missão internacional do Governo de Minas seguiu, para Berlim, com o secretário Passalio e o diretor Ronaldo Barquette participando de uma extensa agenda. A primeira delas contemplou um encontro na Federação das Indústrias Alemãs (BDI).

Na ocasião, foram apresentadas potenciais parcerias nos setores de energias renováveis, infraestrutura, especificamente relacionada a concessões de rodovias e ao novo marco legal das ferrovias, além de tratar questões sobre a geração de hidrogênio, segmento em que a Alemanha tem grande expertise.

O 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), mais importante evento econômico bilateral entre os dois países, foi citado durante a visita. O EEBA acontecerá, em novembro deste ano, em Belo Horizonte, sendo uma ação conjunta entre Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Essa será a primeira vez que Minas Gerais irá sediar o evento.

No segundo dia em Berlim, a comitiva participou de uma audiência com o embaixador Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, quando foram realçadas as ações do Governo de Minas para consolidar parcerias com a embaixada brasileira em Berlim. O embaixador reconheceu o protagonismo do estado em diversas áreas, se comprometendo com ações que possam atrair investimentos para Minas.

A segunda agenda do dia foi marcada por uma reunião com a Health Capital, um conglomerado voltado às ciências da vida que reúne empresas globais, cientistas renomados, hospitais de primeira classe e startups inovadoras. O objetivo principal do cluster é fornecer os melhores produtos e serviços para os mercados de saúde regionais e globais. A intenção do encontro foi propor parcerias tecnológicas e atrair investimentos para o estado.

A terceira agenda foi realizada junto ao grupo DB (Deustch Ban), um conglomerado de mais de 400 empresas, voltado a projetos de infraestrutura, especificamente ferroviários, momento em que foram verificadas diversas oportunidades de ações conjuntas com o estado e com empresas em processo de investimento nesse setor.

Missões como essa reforçam a importância de divulgar as potencialidades de Minas Gerais junto a investidores e a instituições estrangeiras, como forma de gerar desenvolvimento, emprego e renda para a população mineira.