Governo de Minas Gerais e CDL BH lançam agência de promoção de investimentos para Belo Horizonte com a presença de governador
InvestBH será voltado ao fortalecimento do ecossistema de negócios da capital mineira
Publicado: 21/06/2022 15:41 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação/Codemge Foto: Divulgação/Codemge

Nesta quarta-feira (22/6), às 8 horas, no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), será lançado o InvestBH, programa de promoção de investimentos para Belo Horizonte e Região Metropolitana.

O encontro é promovido pela CDL/BH e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), da Invest Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). A abertura contará com a participação do governador de Minas, Romeu Zema. Autoridades das demais entidades envolvidas, empresários e executivos de diversos segmentos estarão presentes no evento.

Inspirado no sucesso da Invest Minas na atração de negócios para o estado, o InvestBH atuará como agência privada de promoção de investimentos (Investment Promotion Agency – IPA), de forma autônoma e metodológica. A iniciativa focará na diversificação produtiva do ambiente de negócios de Belo Horizonte, no aumento do volume de investimentos no município e consequente geração de empregos, arrecadação e desenvolvimento tecnológico.

O presidente da Codemge, Thiago Toscano, destaca a relevância dessa sinergia de esforços. “Por meio da cooperação e da colaboração entre agentes, o InvestBH vai articular parcerias com empresas privadas e entidades públicas, potencializando BH como um vetor de desenvolvimento de Minas Gerais”, afirma.

 

Atuação

Criado como uma entidade do terceiro setor, o InvestBH é destinado a centralizar esforços dos entes envolvidos, conciliando novas oportunidades em diversos setores às iniciativas já existentes em Belo Horizonte.

“A agência terá sua atenção voltada para os setores que compõem a base de nossa economia: comércio e serviços, turismo de negócios, saúde e inovação. Somos a segunda cidade do país com o maior número de startups. 9,5% do total nacional estão em nossa cidade. Possuímos um forte ecossistema de inovação e esse cenário precisa ser impulsionado a gerar emprego e renda”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

“Atraímos até agora R$ 232 bilhões em investimentos, mais de 65% da meta de R$ 150 bilhões almejada pelo Governo de Minas Gerais em quatro anos de mandato. O setor de serviços, até o momento, não fez parte do nosso core business. O InvestBH é uma grande oportunidade para a Invest Minas usar toda a sua expertise para apoiar a atração de empresas de serviços e nada melhor que começar pela capital, que tem nesse setor a sua maior vocação”, avalia o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Além da CDL/BH e do Governo de Minas Gerais, a TSX Invest, empresa especializada na atração e promoção de investimentos e parceira técnica da CDL/BH, participa do assessoramento técnico e metodológico do programa.

Os trabalhos terão início nas próximas semanas, alinhados aos protocolos de proteção contra a pandemia da covid-19.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site: www.investbelohorizonte.com.br

 

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio. 

 

Serviço

Lançamento InvestBH – agência de captação de investimentos

Data: 22/06/2022 (quarta-feira)

Horário: 8 horas

Local: CDL/BH - Av. João Pinheiro, 495 - Boa Viagem - BH/MG