Governador Valadares e região debate potencial de atração de investimentos na Sudene
Cerca de 80 cidades da região foram incluídas na área e podem utilizar benefícios para atrair empresas e gerar empregos
Publicado: 05/10/2022 16:40 | Atualizado: 06/10/2022 20:28

Empresários, gestores públicos, profissionais e representantes de organizações empresariais e de classe se reuniram no mês de agosto (24/8), no encontro "Governador Valadares e região na Sudene: o que as empresas ganham com isso?", no auditório do Centro Cultural da Univale. 

O encontro teve por objetivo demonstrar para toda a sociedade civil da região as oportunidades que se abriram para os municípios que foram incluídos na área de abrangência da Sudene. O evento foi realizado pela Prefeitura de Governador Valadares, com apoio do Governo de Minas, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda, da Invest Minas, do BDMG e do Idene

 

Ao todo, 80 cidades mineiras da região do Rio Doce passaram a fazer parte da área da Sudene no fim de 2021. Essa inclusão colocou ao alcance desses municípios e das empresas instaladas diversos incentivos federais, que podem ser utilizados para aquecer a economia e gerar mais empregos nessas localidades. Além disso, as cidades passaram a fazer parte também da área de influência do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), o que dá às prefeituras e empresas acesso a mais incentivos fiscais no âmbito estadual. 

 

“As pessoas vão aprender como se beneficiar dessa inclusão, principalmente os empresários. Temos trabalhado muito nessa parte de preparar o ambiente para que as empresas enxerguem Governador Valadares com essa nova oportunidade quanto a ação da SUDENE, do Banco do Nordeste e de outros bancos que também vão beneficiar seus clientes”, disse o prefeito do município, André Merlo. 

Melhorias no ambiente de negócios

O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, considerou que os municípios recém-chegados à Sudene têm mais condições para se estruturar e oferecer melhores condições para a atração de grandes empresas. 

“As prefeituras podem acessar fundos para implementar melhorias como saneamento básico, urbanização e pavimentação. Os gestores podem aproveitar o momento para investir na desburocratização da legislação municipal e melhoria das condições para o empreendedor, como vem fazendo o Governo do Estado. Com isso, essas cidades podem se tornar bastante atrativas para investidores nacionais e internacionais, gerando emprego e renda para a população local”, disse o executivo.  

Ilena Maria Lucena Villas, coordenadora de Incentivos Fiscais da SUDENE, destacou os caminhos que devem ser feitos pelos empresários para serem contemplados com os incentivos fiscais. “De imediato, temos uma redução de 100% para até 17,5% do Imposto de Renda a recolher sobre o lucro operacional da atividade incentivada, então assim, é uma oportunidade real de desenvolvimento”, afirmou Ilena.

 

Os outros benefícios oferecidos pela SUDENE para o setor produtivo

 

  • Acesso a recursos do FDNE (Agropecuário; Mineral; Industrial; Agroindustrial; Infraestrutura de empreendimentos comerciais e de serviços (hotelaria, turismo, saúde, educação) e FNE (Setores financiados: Agropecuário; Industrial; Mineral; Agroindustrial; Infraestrutura. Comércio e Serviços;);
  • Isenção do imposto sobre a renda e adicionais não restituíveis;
  • Reinvestimento de 30% do IRPJ;
  • Incentivos Fiscais acessados a partir da plataforma SIBF (Sistema de Incentivos e Benefícios Fiscais da Sudene);
  • Acesso ao FDNE por meio da plataforma SigFDNE, no site da SUDENE;
  • Acesso ao FNE por qualquer agência do Banco do Nordeste.