Empreendedores apoiados pelo Governo de Minas participam da Superminas
Principal feira do setor supermercadista do estado reúne cerca de 50 mil pessoas e mais de 500 expositores
Publicado: 20/10/2022 19:04

Belo Horizonte recebe, entre 18 e 20 de outubro, a Superminas, 2º maior evento do setor supermercadista do país. Organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), a feira está na sua 34ª edição e, em 2022, visa criar cerca de R$2,3 bilhões em negócios. 547 expositores apresentaram cerca de 406 lançamentos de produtos, serviços e tecnologias. Dentre esses estão 12 fornecedores, apoiados pelo Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. 

Em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o CMON capacitou 12 produtores mineiros, que foram selecionados pela federação. Os empreendedores passaram por um treinamento de boas práticas  de comercialização, com o objetivo de gerar boas oportunidades de negócios. Ao final da feira ,realiza-se um balanço geral do evento e oportunidades geradas, o que é essencial para a manutenção e criação de ações, que assistam às micro e pequenas empresas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio, o circuito não se resume à qualificação: "Nós criamos um espaço em que o pequeno fornecedor consegue se aproximar e apresentar seu produto para grandes redes supermercadistas. Já temos diversos casos de sucesso, em que os fornecedores conseguiram mostrar seus produtos e todas as suas qualidades, multiplicando seus negócios e, consequentemente, gerando mais oportunidade de emprego e renda para Minas Gerais”.

Para Cassio Fonseca, proprietário da Queijos Juá, especializada em queijo minas frescal do Serro, a capacitação do CMON é essencial para aprender como se apresentar diante dos consumidores, tanto a postura pessoal quanto a apresentação dos produtos, tais como embalagem, precificação, perfil de oportunidades, entre outros. “A capacitação foi muito importante e, no nosso caso, já tivemos bons resultados. Atualmente, estamos conversando com uma grande rede de supermercados em Belo Horizonte, para venda do nosso produto. Além disso, todos os contatos que fazemos na feira são fundamentais para nos aproximar de boas oportunidades de negócios”, conclui.  

Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg, também ressalta a importância da iniciativa. “O agro é um grande produtor de alimentos. É graças ao trabalho dos produtores rurais que o alimento chega à mesa de milhares de brasileiros. Portanto, não podíamos ficar de fora de um evento da importância do Superminas. Levamos produtores assistidos pelo Sistema, para que possam aproveitar esta oportunidade de fazer conexões e negócios”. 

Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios

O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) é um projeto de promoção de acesso a mercados que aproxima e insere os pequenos negócios como fornecedores identificados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, nas regiões do estado de Minas Gerais, de acordo com as suas vocações econômicas. Além da promoção do encontro entre fornecedores e segmentos compradores, o CMON tem em sua origem metodológica a preocupação no desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios locais.

Em 2022, foram realizadas 10 edições do CMON: Caratinga, Patos, Divinópolis,  Montes Claros, Teófilo Otoni,  Pouso Alegre,  Uberlândia,  Ipatinga, Poços de Caldas e Juiz de Fora. Com a Superminas, o projeto fecha o ano com 11 edições.