Evento busca atrair mais empresas e fortalecer economia do Norte de Minas
#VemProNorteDeMinas quer mostrar a potenciais fornecedores oportunidades de negócios com grandes empreendimentos já instalados na região
Publicado: 27/10/2022 19:03 | Atualizado: 27/10/2022 22:22
Montes Claros- Foto Fábio Marçal Montes Claros- Foto Fábio Marçal

O Norte de Minas é atualmente uma das regiões que mais atrai investimentos de empresas no estado. E junto com grandes empreendimentos surgem possibilidades de negócios com fornecedores de médio e pequeno porte, gerando mais empregos e renda para a população da região. Para apresentar essas oportunidades e debater o bom momento econômico da região, será realizado no dia 8 de novembro, às 10h, no auditório da AMAMS, em Montes Claros, o evento #VemproNortedeMinas. O encontro é realizado pela Invest Minas e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e reunirá executivos de grandes empresas já instaladas na região e empreendedores com o desejo de fazer parte da cadeia produtiva. As inscrições são gratuitas. 

Dos cerca de R$ 71,4 bilhões em investimentos atraídos para todo o estado pelo Governo de Minas de janeiro a setembro deste ano, cerca de R$ 10,8 bilhões estão previstos para o Norte de Minas. Atualmente, é a segunda região que mais atrai investimentos no nosso Estado, atrás apenas da Central, que engloba a RMBH. Geração de energia limpa, produtos farmacêuticos, alimentos e agropecuária são alguns dos setores com maior volume de investimentos.

"Estamos, constantemente, trabalhando para mostrar para todo estado e o país, que Minas Gerais é um ótimo lugar para se investir, desburocratizado e com um ambiente de negócios simplificado. E o norte de Minas é uma localidade farta em riquezas e possiblidades, abrindo, assim, uma gama infinita de oportunidades de investimento em diversos setores econômicos, que geram emprego, renda e ainda mais desenvolvimento para o Norte", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. 

“A região tem cada vez mais diversificado sua economia para além do agronegócio, atraindo indústrias modernas e de alta tecnologia. Esses grandes players demandam uma quantidade grande de insumos e serviços. É para isso que estamos incentivando a vinda de mais empresas para o Norte, fortalecendo os polos industriais já existentes", avalia a gerente de negócios da Invest Minas, Larissa Batista.

Um bom exemplo vem do setor de energia. A região é a que mais atrai projetos usinas fotovoltaicas no país, fazendo com que Minas lidere a produção de energia nesta modalidade. No entanto, o Estado tem potencial para multiplicar a atual capacidade de geração por nove. “Essas usinas vão demandar manutenção e substituição de componentes. Quanto mais próximos estiverem os seus fornecedores, maiores as chances desses grandes empreendimentos contratarem serviços deles”, considera o diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho.

SUDENE

O Norte de Minas está inserido na região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Isso faz com que as empresas instaladas na região tenham acesso a incentivos e deduções fiscais, ganhando muita competitividade para atuar no mercado nacional. Há ainda benefícios estaduais que também podem ser alcançados pelas empresas.

“Muita gente não sabe dos benefícios que podem ter ao se instalar na região Norte de Minas. São ganhos que, dependendo do setor, podem ser bastante significativos para os negócios. Por isso, o evento contará com representantes da SEF MG que vão explicar aos presentes os tratamentos tributários diferenciados, a SUDENE e o BDMG vão apresentar a disponibilidade de crédito e outros incentivos disponíveis”, Larissa Batista.

Para o executivo da Invest Minas, quem investe hoje no Norte de Minas também poderá ampliar a sua atuação para além das divisas de Minas. “A cidade de Montes Claros é um dos maiores entroncamentos rodoviários do Brasil, com ligações às capitais do Sudeste, ao Centro-Oeste e ao Nordeste do país, regiões com bom potencial de consumo. Se fixar no Norte facilita o contato com esses mercados”, Adriano Carvalho.