Minas Gerais inaugura voos comerciais para o interior do estado nesta segunda-feira (12)
Paracatu, Patos de Minas, Varginha e Teófilo Otoni agora contam com trechos partindo diretamente da capital. A iniciativa é fruto dos esforços do Governo de Minas, da Azul Linhas Aéreas e BH Airport
Publicado: 12/12/2022 18:26
Divulgação/Sede Divulgação/Sede

Teve início na manhã desta segunda-feira (12) as novas rotas de voos para o interior de Minas Gerais. Por meio de evento realizado dentro do Aeroporto de Confins, com a presença  de autoridades do Governo de Minas, da Azul e BH Airport, além de representantes das cidades que receberão os voos, foi celebrado o início das operações.

Essa novidade é resultado de uma parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Invest Minas, Secretaria de Cultura e Turismo com a Azul Linhas Aéreas e a BH Airport. A ação vai ampliar a oferta mineira de transporte aéreo para as cidades de Paracatu, Patos de Minas, Varginha e Teófilo Otoni, que  passam a  receber voos regulares da Azul partindo do Aeroporto de Confins, com possibilidade de conexão para outros destinos nacionais operados pela companhia.

“Esses novos trechos de voos são fundamentais para a economia e o turismo de Minas Gerais. Não há dúvidas que essa inauguração, possibilitada pela parceria entre a Azul e o Governo de Minas, representará uma aceleração do desenvolvimento das cidades de Patos de Minas, Varginha, Juiz de Fora, Paracatu e Teófilo Otoni”, destaca Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

Avanço para logística aérea mineira

A iniciativa é uma união de esforços com o intuito de promover ainda mais a economia mineira por meio da ampliação logística do serviço aéreo entre a capital e os municípios. Tal iniciativa oferece maior celeridade e conexão entre a capital e cidades do interior favorecendo as conexões empresariais e criação de novos negócios.

“Sem conexão, não há desenvolvimento regional. Pensando nisso, o Governo de Minas concluiu esta importante negociação com a Azul, a fim de aumentar a oferta de voos regionais em nosso estado. A iniciativa insere as cidades no mapa de desenvolvimento, atrai novos investimentos e impulsiona os já existentes. Isso tudo colabora para um ambiente favorável, gerando ainda mais prosperidade e qualidade de vida aos cidadãos. Além disso, é um passo importante também para o fomento do turismo, já que o novo hub conecta não somente as cidades contempladas à capital mineira, mas ao mundo,” celebra o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Voos comerciais

Atualmente, partindo do Aeroporto de Confins, a Companhia Aérea já atua em 41 cidades. E, além dos novos mercados, a Azul também expandiu a oferta de assentos nos voos para Juiz de Fora, na região da Zona da Mata, um destino onde já ocorre operação com o equipamento ATR. O aumento se deve ao fato da adição do equipamento Cessna Grand Caravan à malha local. Para esse destino, voos saindo de Confins terão partidas três vezes na semana.

Para Fabio Campos, diretor de Relações Institucionais e Aeroportuárias da Azul, a expansão da Azul em Minas Gerais reflete no potencial turístico do Estado. “Minas Gerais sempre foi um dos nossos maiores mercados dentro da malha aérea da Azul. O interior do Estado agora passa a contar com voos diretos da Azul para a capital Belo Horizonte, promovendo não apenas o desenvolvimento econômico e social destes municípios, mas também conectando-os com dezenas de destinos no Brasil e no Exterior.

Recepção dos voos nas cidades

Após o evento, as autoridades regionais participaram dos voos inaugurais direcionados aos novos destinos, onde as prefeituras recepcionaram os presentes nos voos por meio de eventos independentes.

A cidade de Varginha, no Sul de Minas, foi a primeira a receber o voo inaugural e na ocasião preparou um evento no Aeroporto Regional de Varginha, com a presença de autoridades municipais e empresários de diversos setores. A solenidade contou também com a presença do Diretor de Atração de Investimentos do Invest Minas, Ronaldo Barquette, representando o Governo do Estado.

Na oportunidade, o prefeito de Varginha,  Vérdi Lúcio Melo, destacou a franca expansão do polo industrial da região e a importância da presença da Azul no  fortalecimento do município. Além disso, ressaltou como a cidade é importante para a região, pois tem um aeroporto que atende a todos os municípios do entorno e é uma das principais portas de entrada da cidade, que agora se completa com a reativação dos voos da Azul. Além disso, Lúcio Melo ainda agradeceu o executivo da Azul, Ronaldo Veras e ao Governo de Minas por terem atendido aos pleitos da administração municipal de Varginha.