Governo auxilia fábrica de retrovisores automotivos a expandir atuação em Minas e a gerar mais empregos
Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica, foi escolhida pela Metagal. Empresa contou com apoio da Invest Minas
Publicado: 13/02/2023 13:43
Divulgação/Invest Minas Divulgação/Invest Minas

Definir o caminho a seguir na expansão de grande negócio de sucesso é um dos grandes desafios do mundo corporativo. Uma decisão errada pode colocar em risco décadas de história de uma empresa. Por isso, demonstrar interesse, segurança e clareza em receber um novo investimento no processo de atração de negócios e pode influenciar positivamente na decisão dos empreendedores sobre onde investir.

Foi isso que ocorreu com a Metagal, empresa com 60 anos de mercado e líder na fabricação de retrovisores automotivos e de modernos sistemas de retrovisão. A empresa prevê investimentos totais na ordem de R$ 29 milhões para ampliar a produção da unidade em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, com estimativa de geração de cerca de cem empregos. Entre as novidades dessa ampliação, está a abertura do e-commerce da empresa, realizada no fim do mês de janeiro deste ano.

Além de Santa Rita do Sapucaí, o grupo possui unidades em Conceição dos Ouros, também no Sul de Minas, Diadema (SP), Manaus (AM) e na Argentina. A necessidade da expansão veio após a oportunidade de compra de uma empresa concorrente.

“Minas sempre foi uma opção, por já estarmos aqui e por nos manter próximos aos nossos clientes, que são as fábricas de automóveis e caminhões. As condições para o e-commerce também são atrativas, além da região do entorno de Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre está crescendo bastante. A Metagal acredita na força do Estado e da região”, conta Luís Machado, gerente tributário da empresa.

Receptividade

Segundo Machado, durante o processo de escolha do local de expansão, outros fatores se tornaram decisivos. Além de boas condições para novos investimentos. “Conversamos com outros governos para saber as condições para o investimento. O grande diferencial de Minas foi o interesse demonstrado pelo Estado, desde o primeiro contato com a Invest Minas, em receber a nossa empresa. As conversas sempre evoluíram em busca de soluções que fossem boas para os dois lados, não só para um. Isso demonstra que Minas Gerais está disposta a ouvir as demandas das empresas e fazer o possível para viabilizar os investimentos”, conclui.

Josiane Rafaella Faleiro, analista de promoção de investimento da Invest Minas, responsável pelo projeto, afirma que essa nova mentalidade vem conquistando resultados históricos na atração de investimentos, levando mais emprego e renda para os mineiros.

“É um compromisso desta gestão dar apoio a quem gera empregos e riqueza para os mineiros, reduzindo a burocracia e dando segurança para os investidores fazerem os aportes. A ampliação da Metagal é mais um resultado positivo dessa filosofia, que se transforma em ganho social, na medida em que mais cem mineiros terão empregos e poderão dar melhores condições de vida às suas famílias e impulsionar a economia local”.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, comemora mais este investimento. “Trabalhamos muito para colocar o trem em cima dos trilhos e agora estamos acelerando, o mercado percebeu a seriedade do Governo de Minas e o compromisso em fazer do nosso estado o melhor lugar do Brasil para se investir. Nossa economia cresce e se diversifica cada vez mais, sempre com o objetivo de gerar renda e empregos de qualidade para o povo mineiro”.