Governo de Minas vende ações da IAS nesta segunda-feira por R$ 10,7 milhões
Acionista controlador da IAS adquire parte detida pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge)
Publicado: 06/03/2023 18:21 | Atualizado: 06/03/2023 23:16
Thiago Toscano, à esquerda, assina a formalização das ações, acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. Thiago Toscano, à esquerda, assina a formalização das ações, acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e o acionista controlador da Indústria de Aviação e Serviços S.A. (IAS) formalizaram a compra das ações da empresa (15%) detidas pela Codemge. A assinatura do livro de ações que transfere a titularidade foi realizada nesta segunda-feira (06/03), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte/MG, com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio. 

A Codemge acionou uma prerrogativa prevista em contrato para vender a participação ao sócio majoritário. A participação da Codemge foi adquirida por R$ 10,7 milhões. Além das ações, também foi vendido um equipamento para fabricação de ferramentas. Em 2022, a Companhia realizou duas consultas para receber a manifestação do interesse do mercado na alienação das ações da IAS. As consultas restaram desertas.

O diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, avalia a saída do Estado na participação como estratégica, embora saliente a importância da indústria aeroespacial para a economia mineira e da IAS para o segmento. “Nosso foco é aplicar os recursos públicos da melhor forma, em políticas prioritárias. Não pode ser papel do governo participar, com pouco poder de decisão e com altos riscos de operação, em empreendimentos que serão melhor gerenciados pela iniciativa privada”, afirma.

A alienação das ações da IAS faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge, que reavalia a carteira de ativos da Companhia, visando à maior eficiência, à economicidade e ao retorno para Minas Gerais.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, avalia como efetivamente estratégico o resultado das negociações. "A ação evidencia o foco do Governo de Minas em garantir a desestatização de aparatos que, de forma privatizada, poderão ofertar uma melhora no serviço destinado à população. Contribui, ainda, para que o Governo foque em políticas de interesse coletivo, como segurança, educação e saúde", ressalta.

TCE – O procedimento foi autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conforme julgamento de agravo emitido em dezembro de 2022. O documento permite a venda de alguns ativos da carteira da Companhia, dentre eles a IAS e a Helibras, cuja alienação foi finalizada em janeiro deste ano.

IAS – Localizada em São José da Lapa/MG, a IAS é especializada em manutenção, reparo e inspeção (MRO) de motores e outros componentes aeronáuticos para a aviação civil e militar, com certificado de Empresa Estratégica de Defesa outorgado pelo Ministério da Defesa brasileiro. Além de corpo técnico capacitado para o desenvolvimento interno de ferramentas, equipamentos e softwares, a IAS possui parcerias com a Rolls-Royce, Pratt & Whitney e Honeywell.

Codemge 

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.