Desenvolvimento além das fronteiras: Belo Horizonte recebeu Encontro Econômico Brasil-Alemanha
Evento é um dos mais importante da agenda bilateral dos dois países; Sede esteve presente por meio de sua área de negócios internacionais
Publicado: 15/03/2023 18:35 | Atualizado: 15/03/2023 22:49
imagens: Sebastião Jacinto Júnior imagens: Sebastião Jacinto Júnior

Belo Horizonte recebeu, entre os dias 13 e 14 de março, o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA). Este é um dos eventos mais importante da agenda bilateral dos dois países, que teve a coorganização da FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), a organização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas).

Durante o evento, pautas como negócios internacionais, geração de novos negócios, oportunidades de investimentos, cooperação bilateral, principalmente no que tange às exportações, energia limpa e inovação puderam ser debatidas no estande do Governo de Minas. Além disso, diversas rodadas de negócios foram realizadas. 

Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, avaliou que este é um encontro de profunda relevância para o estado, haja vista as inúmeras oportunidades de exportação e importação, geração de negócios, cooperação e atração de investimentos que podem nascer dessa relação bilateral.

Edição 2023

Esta é a 39ª edição com o tema "Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização". O objetivo é fortalecer as relações entre Brasil e Alemanha, debater novos investimentos e cooperação, gerando oportunidades de negócios para as indústrias mineiras e brasileiras, de acordo com Rebecca Macedo, gerente do CIN. O encontro é realizado desde 1974, de forma alternada nos dois países.

Realizado no Minascentro, o evento recebeu cerca de 800 pessoas e a programação incluiu painéis temáticos, rodadas de negócios, visitas técnicas, reuniões paralelas de grupos de trabalho bilaterais e o encontro da Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil-Alemanha (reunião entre os governos dos dois países).

A programação do encontro contou com as participações do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e do Ministro Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck. As autoridades falaram em painéis relacionados ao futuro da cooperação teuto-brasileira e o relacionamento entre o setor privado e ministerial. O Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, também estará presente e falará na abertura.

 

Parceria Brasil-Alemanha

Quarto parceiro comercial do Brasil, a Alemanha tem o Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 4.031,149 bilhões (2022), segundo dados da CNI, sendo que a indústria responde por 30,7% do valor. Os principais produtos brasileiros exportados para o país europeu são café, chá mate e especiarias, desperdícios de indústrias alimentares, minérios e máquinas mecânicas. Já o Brasil importa da Alemanha, sobretudo, máquinas mecânicas, químicos orgânicos, veículos terrestres e produtos farmacêuticos.