Crescimento dos desembolsos do BDMG refletiram em mais emprego e renda nos municípios em 2022
Balanço demonstra aumento na liberação de crédito a prefeituras e empresas, com mais de R$2,4 bi em repasses; lucro líquido de R$ 141 mi indica solidez
Publicado: 23/03/2023 17:17
Banco de Imagens- Freepic Banco de Imagens- Freepic

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) alcançou no ano passado R$ 2,4 bilhões em desembolsos, de acordo com o balanço financeiro divulgado hoje. O montante, segundo aferição do próprio banco, teria estimulado R$ 4,5 bilhões em geração de valor para a economia mineira, mais de 60 mil empregos e uma arrecadação próxima a R$ 147 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Ao volume de desembolsos, 26% superior ao de 2021, se soma a solidez alcançada pela instituição. O BDMG fechou o ano com um lucro de R$ 141,8 milhões e patrimônio líquido de R$ 2,18 bilhões.

“Conseguimos manter a eficiência operacional, alcançado resultados que reforçam a robustez, o equilíbrio e a sustentabilidade financeira da instituição e ampliamos o volume de desembolsos das nossas linhas de crédito”, afirma o presidente do Banco, Gabriel Viégas Neto.

“Os recursos liberados tiveram um impacto positivo nas cadeias produtivas, o que mostra, mais uma vez, que o BDMG contribui para o fortalecimento da economia e do desenvolvimento regional, trazendo melhoria da qualidade de vida para os mineiros”, acrescentou.

Do total de desembolsos, R$ 738 milhões foram destinados a projetos de investimentos, revelando um crescimento de 40% na comparação com 2021. Micro e pequenas empresas tiveram um desempenho também maior que 2021, um aumento de 20%, totalizando R$ 363,1 milhões em crédito para os pequenos negócios no ano passado.

Outro destaque em 2022 foi o crescimento do desembolso para projetos de infraestrutura. O total chegou R$ 173,7 milhões, 89% superior ao do ano anterior.  Destes projetos, 62% estão alinhados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com relação à sustentabilidade, também houve avanços. Só para empreendimentos de energia renovável e eficiência energética foram R$ 234,7 milhões, valor 39% superior a 2021.

Sobre os segmentos, o agronegócio foi o que recebeu a maior fatia dos recursos, 42%.  Os financiamentos somaram mais de R$ 1 bilhão, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. A oferta de crédito foi realizada principalmente por meio de linhas que utilizam recursos provenientes do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), títulos de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e BNDES.

Edital de Municípios BDMG

Nesta linha, no dia 15/3, governador Romeu Zema, o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, lançaram o Edital de Municípios 2023 para ampliar as oportunidades de financiamento para as prefeituras mineiras.  São R$ 400 milhões em crédito, volume 33% maior do que no ano passado, e em condições diferenciadas. O limite de financiamento por município mais que dobrou e as prefeituras poderão receber antecipadamente até 20% do valor licitado.

O Edital de 2023 ampliou o limite de financiamento às cidades. Para municípios com população de até 5 mil habitantes, por exemplo, o limite subiu de R$1,5 milhão para R$3,5 milhões. Cidades com população acima de 100 mil pessoas podem contratar até R$ 20 milhões.

Pela primeira vez, o Edital de Municípios do BDMG traz a possibilidade de antecipação de até 20% do valor licitado para realização da obra. Para os gestores públicos, a mudança vai permitir aos municípios obter ganhos operacionais e mais autonomia para administrar os recursos financiados, sem burocracia.

Linhas de Crédito

As linhas de crédito foram simplificadas em três vertentes de atuação: Cidades Sustentáveis (saneamento, geração de energia solar, eficiência energética, cidades inteligentes, cultura, esporte, turismo, construção e reforma de prédios públicos como creches, escolas e postos de saúde); Infraestrutura (pontes e estradas vicinais, drenagem, pavimentação e mobilidade); e Máquinas e Equipamentos (ambulância, transporte escolar, caminhão de lixo, trator e retroescavadeira, entre outros).

As condições de crédito também estão mais acessíveis. Os prazos das linhas de financiamento foram ampliados: o prazo de carência de Máquinas e Equipamentos dobrou de seis para 12 meses e o de Infraestrutura aumentou de 12 para 18 meses. Já o prazo total para os projetos de Cidades Sustentáveis subiu de 72 para 96 meses.

As inscrições já estão abertas e as prefeituras poderão solicitar o financiamento no site:  bdmg.mg.gov.br/municípios até 05/04

O processo de contratação do crédito pelas prefeituras é 100% digital.