Obras de artesãos mineiros premiados são destaque em exposição inaugurada em BH
“Joias da Mineiridade”, que começa nesta quinta-feira (30), apresenta os trabalhos das 24 unidades produtivas do estado vencedoras da última edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato
Publicado: 30/03/2023 13:56
Acervo Sebrae Minas Acervo Sebrae Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, apoia a inauguração nesta quinta-feira (30/3), da exposição “Joias da Mineiridade”, que apresenta as obras dos 24 artesãos, associações e cooperativas de Minas Gerais vencedoras da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato é uma iniciativa do Sebrae e do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que identifica as melhores práticas no artesanato para transformar em referência as 100 melhores unidades produtivas do Brasil. A ação faz parte da programação da 6ª Semana do Artesão Mineiro, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Sede o Sebrae Minas. 

Em 2022, Minas Gerais teve o maior número de premiados do país. Os selecionados foram avaliados por um júri especializado, em oito critérios: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.

Os trabalhos são de artesãos e associações mineiras das cidades de: Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora, Recreio, Ponto dos Volantes, Soledade de Minas, Taiobeiras, Tiradentes, Três Corações e Turmalina.

“Essa exposição sintetiza a essência de Minas Gerais e o trabalho que o Sebrae tem realizado em parceria com os artesãos mineiros. Sem interferir na riqueza da criação desses artistas, temos capacitado e colaborado na direção dos caminhos que precisam ser trilhados para que essas Joias da Mineiridade cheguem onde merecem estar: nas melhores salas de exposição do mundo!”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A exposição tem entrada gratuita e ficará aberta ao público até 30 de abril, no Centro de Arte Popular, localizado na Rua Gonçalves Dias, 1608, no bairro Lourdes, região Centro-Sul da capital mineira. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

 

Conheça os 24 artesãos e associações premiados que estarão na exposição “Joias da Mineiridade”:

 

Norte de Minas

Pirapora e Buritizeiro

ICAD BORDADOS

O ICAD Bordados foi criado em 2004 com o objetivo de compartilhar ideias e ações voltadas para a cultura e educação. O grupo, formado por mulheres em risco social das cidades de Pirapora e Buritizeiro, produz peças bordadas à mão, como vestidos, enxovais de bebê, almofadas, toalhas de lavabo e banho.

Contato: (61) 98366-1551

Instagram/Facebook: @icadbordados, facebook.com/ICADBRASIL

Produtos premiados: vestido Dudinha, almofada Brincadeiras e toalha de lavabo.

 

Taiobeiras

JOÃO ALVES

O artesão trabalha há 40 anos com peças decorativas, utilizando como matéria-prima a argila, tendo entre suas inspirações a cultura popular. Retrata em suas esculturas a simplicidade de cenas do cotidiano e da religiosidade do Vale do Jequitinhonha.

Contato: (38) 99103-0054

Produtos premiados: Baile do Casamento, mula com a família, devota no oratório e Nossa Senhora Aparecida com manta de flores.

 

Centro-Oeste e Sudoeste

Divinópolis

ALEX TELES

O artesão mantém vivo um legado de mais de 50 anos do avô e do pai na arte de entalhar madeiras nobres. As peças únicas em madeira que destacam o folclore, as manifestações e os movimentos culturais e a religiosidade mineira, além de trazer uma sensação de força, equilíbrio e liberdade. São esculturas de figuras humanas que se amontoam de maneira esquemática e repetida em pirâmides, formando rodas vivas e mandalas.

Contato: (37) 99948-1313

Instagram/Facebook: @telesescultor

Produtos premiados: Engrenagem na Pirâmide Humana e Roda da Vida.

 

Centro

Belo Horizonte

CRISTIANA DE SOUZA

A artesã está à frente do ateliê Cor Cerâmica que cria peças únicas artesanais em alta temperatura em cerâmica.

Contato: (31) 97140-5650

Instagram/Facebook: @corceramica

Produtos premiados: prato Lua, prato Aros e xícara e pires de coração

 

JOSÉ ADOLFO VIANA DE SOUZA

O artesão José Adolfo utiliza a argila reciclada para moldar peças inspiradas na arte sacra e profana, orixás e lendas do Rio São Francisco como sereias, mães d’água e bustos femininos.

Contato: (31) 97364-8000

Instagram/Facebook: @adolfovianade

Produtos premiados: esculturas de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição e rosto de mulher

 

ROSANA PILÓ ARQUITETURA

Produz peças exclusivas, confeccionadas com materiais sustentáveis e reutilizáveis. São utilizadas técnicas de escultura e arquitetura, com proporção e estética.

Contato: (31) 99198-6988

Instagram/Facebook: @rosanapiloarquitetura

Produtos premiados: esculturas Comunidade, Vila e presépio

 

Betim

ATELIÊ MIGUEL DE SOUZA

Peças em argila inspiradas no folclore mineiro e na religiosidade. As técnicas de produção são passadas de geração para geração.

Contato: (31) 99525-3371

Instagram/Facebook: @ateliemigueldesouza

Produtos premiados: presépio Brasil Mineiro e Anjos da Terra

 

Mariana

ATELIER EDNEY DO CARMO

Filho de marceneiro e escultor, Edney faz esculturas em madeira inspiradas em obras sacras dos grandes artistas do barroco mineiro.

Contato: (31) 99995-6106

Instagram/Facebook: @ateliemigueldesouza

Produtos premiados: Assunção de Nossa Senhora, Coluna de Seis Querubins e São Jerônimo

 

Rio Doce e Vale do Aço

Governador Valadares

ATELIER SEBASTIÃO PIMENTA

Suas peças em cerâmica são inspiradas na arte contemporânea brasileira aliada às tendências internacionais do design e das artes do fogo. A decoração sobre o vidrado é feita com pinturas Sumi-ê, Etsuke, entre outras.

Contato (33) 99806-3474

Instagram/Facebook: @atelier.pimenta

Produtos premiados: prato gourmet, chaleira Kyusu, copo para chá e mãe com bebé

 

Jequitinhonha e Mucuri

Turmalina

ADRIANA XAVIER

Trabalha com barro desde os 12 anos de idade, influenciada pela herança familiar deixada pela mãe, avós e tias. Seus utilitários e peças decorativas tem o colorido das cores do próprio barro respeitando sempre o meio ambiente.

Contato: (38) 99927-4862

Instagram/Facebook: @adriana_artesa_

Produtos premiados: filtro Cacto, jogo de flor de parede e moringa Cacto

 

ALACA – ASSOCIAÇÃO DOS LAVRADORES E ARTESÃOS DE CAMPO ALEGRE

A associação cria potes, panelas, botija, pratos e bules, úteis no uso doméstico. Há ainda as famosas bonecas em cerâmica que retratam as mulheres do Vale do Jequitinhonha. O trabalho realizado pelo grupo contribui para a geração de ocupação e renda na comunidade de Campo Alegre, distrito de Turmalina, além de preservar o ofício.

Contato: (38) 99852-2920

Instagram/Facebook: @alacacampoalegre

Produtos premiados:  boneca, noiva e ciranda feitos de barro

 

ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE COQUEIRO CAMPO

O grupo reúne 46 mulheres da comunidade de Campo Buriti, distrito em Turmalina, que trabalham manualmente transformando o barro em pratos, filtros, botijas, panelas, potes, vasos com flores, bonecas e outras variedades.

Contato: (33) 99821-5636

Instagram/Facebook: @artesascoqueirocampo

Produtos premiados: filtro, travessa oval e botija

 

Itaobim

ANDRÉIA ANDRADE

A ceramista começou a tomar gosto pela arte aos 12 anos de idade, inspirada pelos pais e pela avó Izabel Mendes, uma das maiores bonequeiras de cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Suas peças retratam histórias e sonhos, além de figuras humanas em cenas cotidianas e emblemáticas da região.  

Contato: (33) 99121-4289

Instagram/Facebook: @andreia.andrade.arte

Produtos premiados: mulher grávida, mãe com filha sentada, mulher com livro

 

Santana do Araçuaí

AUGUSTO RIBEIRO

Desde criança acompanhava sua mãe e sua tia na lida com o barro. Ficava fascinado pelas lindas bonecas de cerâmica, fato que o motivou a fazer suas próprias miniaturas.

Contato: (33) 99916-9449

Instagram/Facebook: @augustoarte

Produtos premiados: noiva e mãe com filha

 

Jenipapo de Minas

BORDADEIRAS DO CURTUME

Grupo de mulheres do Quilombo Curtume, em Jenipapo de Minas retratam em suas peças cenas do seu cotidiano e do seu imaginário. Os produtos autorais são tingidos com corantes naturais com base em cascas e plantas nativas da região.  

Contato: (33) 98765-7322 e (33) 98853-5377

Instagram/Facebook: @mulheresdojequitinhonha @tingui_org

Produtos premiados: cara de burro com cactos, floresta de cactos com tocador, e mulher e anja

 

Berilo

TECELAGEM DE ROÇA GRANDE

Com muita criatividade, as tecelãs tramam fios ganga e coloridos, criando tecidos com padrões típicos e desenhos geométricos, retratando casinhas e flores que representam a região, e transformando o algodão em roupas, colchas, almofadas, tapetes e redes.

Contato: (33) 98706-7397

Instagram/Facebook: @tecelagemderocagrande e facebook.com/apargberilo

Produtos premiados: capa de almofada, colcha de casal e caminho de mesa

 

Noroeste

Arinos

CENTRAL VEREDAS

Grupo que trabalha há 14 anos com o artesanato na região Urucuia Grande Sertão: fiação, tingimento, tecelagem, bordado e fibra do buriti. Trabalha com algodão orgânico certificado e extrai dos “braços” do buriti de forma sustentável, gerando emprego e renda e preservando o meio ambiente.

Contato (38) 99889-4484

Instagram/Facebook: @centralveredas

Produtos premiados: manta decorativa boho cru, terço de fibra de buriti Beija-flor e capa de almofada bordada à mão.

 

Sul de Minas

Muzambinho

MINAS BRASIL TECELAGEM

Há 15 anos, trabalha com a produção de trama altamente resistente, com tapetes de até 4 metros de largura, jogos americanos, caminhos de mesa, almofadas e tecidos com cores vibrantes e padrões geométricos.

Contato: (35) 99149-1819

Instagram/Facebook: @minas.tecelagem

Produtos premiados: almofada CAN, tapete Mar e kit lavabo 

 

Três Corações

OSVALDO INÁCIO DE SOUZA

Natural de São Tomé das Letras, no Sul de Minas, o artesão trabalha com o ofício há 30 anos. Criado em fazenda, trouxe para a arte em madeira os animais com os quais lidava na roça. Utiliza o kiri, uma madeira de origem japonesa, para esculpir bois, cavalos, vacas e carros de boi.

Contato: (35) 98826-6508

Instagram/Facebook: @osvaldoartesao

Produtos premiados: boi Gil, vaca Guzerá e cavalo Quarto de Milha

 

Piranguçu

CASAS DE MINAS

Trabalha há 32 anos com peças utilizando pequenas quantidades de argila in natura em duas linhas de esculturas: utilitários, como porta-chaves e luminárias, e decorativas, como réplicas de casas históricas e igrejas tombadas.

Contato: (35) 99747-8927

Instagram/Facebook: facebook.com/casasdeminas

Produtos premiados: casa típica de floreira, casa típica rural e casa de alpendre

 

Soledade de Minas

BRUARTE

Entre os produtos estão jogos educativos, bonecos e peças decorativas utilizando madeira certificada. Já os relógios rústicos são feitos com sobras de madeira.

Contato (35) 99165-1755

Instagram/Facebook: @bruartemg / facebook.com/bruartemg

Produtos premiados: relógio rústico de pêndulo, relógio rústico e robô cubo

 

Zona da Mata e Vertentes

Carangola

SIMONE OLIVEIRA

Há 20 anos no mercado, a artesã cria lustres e luminárias usando filtro de café usado e detalhes em fibras naturais de rami e crochê.

Contato: (32) 99973-7722 / (32) 3741-6448

Instagram/Facebook: @simoneoliveira.designer

Produtos premiados: pendente Apoena, pendente Azira e pendente Uaná

 

Tiradentes

ATELIÊ BORDADOS CLAREART

O grupo de 36 bordadeiras retratam flores, plantas, aves, casórios coloniais e crianças em colchas, almofadas e telas bordadas à mão. As peças são feitas à mão, em linho e algodão egípcio.

Contato: (32) 98800-4659

Instagram/Facebook: @bordadosclareart_oficial

Produtos premiados: almofada Palmeiras, almofada Colméia e tela Pé de Árvore

 

Recreio

CERÂMICA ALDEIA

Começou a produzir peças artesanais decorativas em cerâmica, em 2020, em plena pandemia. Utilizam a mão de obra local e estimula o fortalecimento das tradições e da cultura regional.

Contato: (35) 99735-6573 (35) 99961-1611

Instagram/Facebook: @ceramica.aldeia

Produtos premiados: filtro de água cerâmica Aldeia, conjunto Hora do Café e moringa Cuia

 

Serviço:

Exposição “Joias da Mineiridade”

Inauguração dia 30 de março (quinta-feira), às 19h

Abertura ao público de 31 de março a 30 de abril

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

Centro de Arte Popular - Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes

Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita