Minas Gerais é o primeiro estado do país a bater a marca de 3 GW em geração solar centralizada
Estado representa quase um terço do total gerado no Brasil na modalidade
Publicado: 07/06/2023 18:13
Imagem de Oleksandr Ryzhkova Imagem de Oleksandr Ryzhkova

Minas Gerais fez história, mais uma vez, ao se tornar o primeiro estado brasileiro a bater a marca de 3 GW de geração solar fotovoltaica centralizada, isto é, proveniente de grandes usinas de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última terça-feira, (6/6).

A conquista inédita reforça o papel de protagonismo exercido pelo estado em relação a esse tipo de energia, além do compromisso do Governo do Estado com a geração de energia por meio de fontes limpas e renováveis.

A participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) tem sido essencial para a manutenção da vanguarda de Minas Gerais no setor de energia solar, um dos mais dinâmicos do Estado.

Fernando Passalio, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, reforça que essa marca alcançada pelo estado coloca Minas, novamente, na liderança quando o assunto é a geração de energia limpa, barata e renovável. “As ações do Governo de Minas para simplificar e incentivar a vinda de empreendimentos voltados para energia solar fotovoltaica têm sido preponderantes para alavancar o setor. O segmento é o segundo que mais atrai investimentos em Minas Gerai, e  já se contabiliza R$62,6 bilhões em investimentos atraídos desde 2019”.

Cenário energético

Minas Gerais é hoje líder na geração solar fotovoltaica, tanto na modalidade centralizada quanto na geração destruída que vem de pequenos módulos descentralizados. Na primeira, o estado representa 31,44% do total brasileiro, enquanto no segundo caso, Minas compreende 18,87% de toda a geração solar no país, com 5,78 GW de potência instalada.

Somente de janeiro a junho de 2023, 1.191 MW de geração centralizada entraram em operação em Minas Gerais nos municípios de Jaíba, Janaúba, Pirapora, Araxá e Varginha. Ao mesmo tempo, 411 MW de geração distribuída entraram em operação em todo o estado, totalizando um acréscimo de 1,60 GW de energia solar operacional, o maior valor dentre todos os estados.

Além disso, Minas Gerais possui 100% de seus 853 municípios com ao menos uma unidade de geração de energia solar fotovoltaica. A marca é essencial para entender a posição do estado como referência nacional no setor, sobretudo em um contexto de busca pela manutenção do equilíbrio ambiental e de corrida para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa.

Sol de Minas

Para compreender o sucesso de Minas Gerais na geração solar fotovoltaica é fundamental ressaltar o papel do Projeto Sol de Minas, que tem alavancado seu protagonismo no setor desde a sua criação em 2019.

Entre suas frentes de atuação, se destacam a capacitação dos gestores municipais para a atração de investimentos e criação de políticas públicas para o setor solar; a elaboração do Atlas Solarimétrico, em conjunto com a Cemig, para apontar oportunidades de conexão; a elaboração de incentivos fiscais para produção de energia elétrica de fonte renováveis, bem como a simplificação do procedimento de licenciamento ambiental para geração de energia solar.

Essas, dentre outras medidas, são implementadas com o objetivo de aumentar a capacidade instalada de geração de energia elétrica, fortalecer a cadeia produtiva e ampliar a participação de energias limpas na matriz energética do estado.