Governo de Minas inicia a nova rodada de aceleração do Seed MG
Seed Gov prioriza projetos de soluções tecnológicas voltadas para mitigar desafios de órgãos públicos estaduais.
Publicado: 14/07/2023 18:17 | Atualizado: 17/07/2023 17:00

Foi dado mais um passo para promover maior conexão entre startups com órgãos públicos estaduais. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), vai dar início à 7ª rodada do Seed MG, chamada Seed Gov. A etapa de aceleração vai ser lançada em um evento, na próxima quinta-feira (20/7), a partir das 19h no Auditório da Cemig, em Belo Horizonte. A ação é gratuita e aberta ao público, porém é necessária a retirada do ingresso previamente.

O Seed MG é o primeiro programa brasileiro de aceleração de startups financiado apenas com recursos públicos. Assim como na edição anterior, a ação prioriza projetos de soluções tecnológicas voltadas para mitigar desafios de órgãos públicos estaduais.

Um novo formato

O resultado do Seed Edição Especial foi tão surpreendente que, em 2022, o Governador Romeu Zema lançou uma nova rodada do programa, o Seed Gov, também com foco prioritário na resolução de desafios de órgãos públicos estaduais.

Ao contrário da Edição Especial do Seed, a aceleração do Seed Gov adotará um formato híbrido, com a predominância de atividades online, mas também incluindo momentos e eventos presenciais em espaços promotores de inovação em diferentes regiões do estado. As cidades selecionadas para serem parceiras do Seed são: Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Viçosa, Juiz de Fora, Montes Claros, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e Governador Valadares.

A proposta de levar o Seed Gov para outras cidades tem como objetivo principal fomentar a interiorização, integração e interação das startups com outras regiões do estado, fortalecendo assim o ecossistema empreendedor também no interior de Minas Gerais.

O programa de aceleração também traz melhorias significativas, como o aumento no número de vagas para startups, que passou de 59 para 110 empresas. Além disso, há um aumento no número de desafios públicos e um incremento no valor do apoio financeiro, que agora será de R$100 mil, em comparação aos R$80 mil oferecidos na Edição Especial. Essas mudanças visam impulsionar ainda mais o potencial empreendedor e promover um ambiente propício para o crescimento e o sucesso das empresas participantes.

Evento de início da aceleração

A etapa de aceleração é uma das mais importantes para os empreendedores. É momento de fornecer às empresas um ambiente favorável e recursos adicionais para ajudá-las a superar desafios comuns, desenvolver e/ou aprimorar soluções tecnológicas e acelerar seu crescimento.

O evento representa o marco inicial dessa etapa crucial, ao mesmo tempo em que destaca o impacto significativo do Seed MG no ecossistema de inovação em Minas Gerais. Além disso, o evento oferece uma oportunidade valiosa para networking, conexões importantes e visibilidade para as startups selecionadas nesta rodada.