Minas Gerais ganha ainda mais conectividade aérea com o interior
Nova Rota operada pela Azul segue plano de expansão da aviação regional
Publicado: 26/07/2023 16:11
Foto/Reprodução: Luiz Alberto Neves Foto/Reprodução: Luiz Alberto Neves

A aviação regional segue em expansão em Minas. A Azul anunciou nesta quarta-feira (26/07) o início das vendas de passagens aéreas ligando o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, a Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. A região é uma das maiores produtoras de café do Brasil, além de ser um grande polo de negócios e turismo. A rota atende a reivindicação histórica da sociedade local e foi viabilizada em parceria do Governo de Minas, a empresa Azul e a BH Airport.

“Neste ano, criamos uma política estadual para impulsionar conexões aéreas por meio do fortalecimento do hub aéreo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, dando a vários polos regionais uma maior conectividade com o Brasil e o mundo. Isso potencializa as oportunidades de negócios para as empresas e, consequentemente, a geração de empregos em Minas”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport, também destaca o crescimento da aviação regional em Minas. "Com esse voo, passamos a ser o segundo aeroporto com o maior número de destinos domésticos do Brasil. Em Minas Gerais, estaremos conectados a 12 destinos, o que contribui significativamente para que os mineiros possam voar para qualquer lugar do país e do mundo que desejarem, a partir do nosso terminal", avalia.

Para César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais, o novo mercado aproxima ainda mais a Azul de Minas Gerais. “Para nós é uma alegria fortalecer um dos pilares da companhia, que é a aviação regional, em um estado tão importante para a economia e a política do país e também para a história da Azul, já que com nosso hub em Belo Horizonte, a presença em Minas é bem forte”, ressalta.

Atrações

A cidade de Manhuaçu tem mais de 90 mil habitantes, e outras 19 cidades compõem a sua microrregião. A economia da cidade gira em torno do Agronegócio, mas o município também tem grande apelo turístico. “A cadeia produtiva do café é a mais presente, desde empresas de fertilizantes e produtos agrícolas, a máquinas pesadas e escritórios de exportação. Além disso, a cidade está a menos de 50 quilômetros do Parque Nacional do Caparaó, onde está situado o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do país. O Agronegócio e o turismo ecológico e de aventura ganham muito com essa ligação direta com Belo Horizonte”, conta o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Ronaldo Alexandre Barquette.

Um dos articuladores da nova rota para a região, o deputado estadual Grego da Fundação comemora a confirmação do voo. “Essa é uma grande conquista para a região, funcionando como estímulo para a economia local. Essa conexão rápida com a capital será muito importante para empresas, empreendedores e profissionais autônomos. Ações como essa, do Governo de Minas, contribuem para o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável no nosso Estado, além da divulgação das belezas e atrações turísticas na região”, diz.

Imaculada Dornelas, prefeita de Manhuaçu, também comentou o fortalecimento da aviação regional no estado. “Temos uma região pujante, de grande força econômica. O município de Manhuaçu decola em mais esse projeto de expansão em parceria com a Azul, garantindo o fortalecimento da aviação regional em Minas Gerais", afirmou.

Os voos terão início em 16 de outubro, com quatro dias por semana (segundas, quartas, sextas e domingos). A rota será operada pela aeronave Cessna Grand-Caravan.