Governo de Minas firma mais 11 parcerias que fomentam a inovação e empreendedorismo
Por meio do Projeto Vuei, da Sede, parceiros identificados podem apoiar ações de empreendedorismo e inovação nas Instituições de Ensino Superior participantes do projeto
Publicado: 29/08/2023 13:01 | Atualizado: 29/08/2023 16:04
Imagem Banco de Imagens/freepik Imagem Banco de Imagens/freepik

O Vuei, Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação, projeto do Governo de Minas, por meio Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), atua para fomentar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado. Além disso, oferece bolsas para os alunos selecionados, assim como curso introdutório de empreendedorismo e inovação e parcerias com empresas de mercado e associações estudantis.

Desde o início do apoio da Secretaria, o projeto firmou mais de 11 parcerias de renome. Entre essas colaborações, destacam-se instituições como a  Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e diversas filiais regionais do Sebrae. A conexão entre IES e empresas é significativa para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A colaboração traz vantagens tanto para os alunos quanto para as empresas. Para as empresas ocorre o contato direto com ecossistemas de inovação, incentivo à inovação tanto nas universidades quanto nas empresas, acesso a novos conhecimentos, tecnologia e ferramentas. Essa parceria também proporciona acesso a novos conhecimentos, tecnologias e ferramentas que viabilizam a criação de produtos ou processos inovadores, além de oferecer soluções para desafios com um investimento proporcionalmente baixo em relação aos resultados obtidos. Consequentemente, fortalece a imagem das empresas como empregadoras atraentes e facilita a identificação de jovens talentos.

Benefícios para os estudantes

Os estudantes que se beneficiam do Vuei  têm a oportunidade de vivenciar mais intensamente as práticas do empreendedorismo e inovação, por meio de interações diretas com empresas e profissionais do mercado. Os estudantes têm  possibilidades de estágios, iniciativas de mentoria, participação em workshops, acesso a projetos, criação de redes com profissionais experientes e a oportunidade de colaborar em projetos.

“Para os estudantes, esta é uma oportunidade para compreender e exercer seus conhecimentos sobre empreendedorismo em conexão com o ecossistema de inovação. E, com isso, contribuírem com a economia do estado desde o início da graduação”,  avalia o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

As empresas interessadas em se tornar parceiras do programa podem fazer parte através do preenchimento de um formulário.