Governo de Minas apoia exposição "Arte dos Mestres" em São Paulo
A Exposição apresenta o talento de 20 renomados artistas da cultura popular brasileira; artistas de Minas estão entre os expositores
Publicado: 01/09/2023 19:14
Foto / Reprodução: Thiago Tomaz Foto / Reprodução: Thiago Tomaz

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), apoia a exposição "Arte dos Mestres", que acontece em São Paulo, entre os dias 30/8 e 4/9. Organizada pela ONG Artesol e sob a curadoria de Josiane Masson e Marco Aurélio Pulcherio, a mostra gratuita tem como objetivo principal promover o reconhecimento e a valorização dos mestres de tradição e popular do Brasil. A ação é uma parceria entre a Sede, por meio da Diretoria de Artesanato e o Sebrae Minas.

Mestres Expositores representantes de Minas Gerais

Ao longo da exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um breve histórico dos mestres e mestras representantes de Minas Gerais, mergulhando na rica tradição artística e cultural do estado. Mais de 200 obras e documentários exclusivos sobre os artistas estarão em destaque no Espaço State.

Família Teles

Geraldo Teles de Oliveira (1913 – 1990), mais conhecido como GTO, foi um famoso escultor mineiro, cujas obras de grandes dimensões criadas com a ajuda do filho Mário Teles, foram apresentadas em exposições, museus e bienais nacionais e internacionais em diversas instituições renomadas. Alex Teles, filho de Mário, também seguiu os passos do avô e do pai, e continua a entalhar na madeira imagens que contam histórias da mitologia e cultura popular brasileira e da relação artística existente entre GTO, Mário e Alex, que formam uma trindade artística.

Clélia Lemos (1953)

A mineira Maria Clélia Lemos (1953) começou a trabalhar na costura com a mãe, fazendo sapatilhas de tecido para vender, mas logo passou a criar estandartes. O primeiro foi criado para ocupar uma parede vazia em uma exposição de Willi Carvalho, seu companheiro na época. A obra foi muito elogiada e, Clélia, que não se considerava artista, descobriu sua vocação. Sua produção apresenta o simbolismo religioso do catolicismo mineiro, permeado pela forte devoção e manifestações populares. Devido à riqueza das cores e texturas combinadas com harmonia e beleza, suas peças causam um grande impacto visual e têm chamado cada vez mais a atenção de colecionadores e galeristas Brasil afora.

Willi de Carvalho (1966)

Autodidata, o mineiro Welivander César de Carvalho é reconhecido como um dos maiores miniaturistas do Brasil, responsável por retratar cenas e personagens populares, como festejos, manifestações artísticas, personalidades da cultura brasileira e favelas, tudo em minuciosa e pequena escala. Especialmente para “Arte dos Mestres”, ele trará sua série “Pretas do Willie”, homenageando nomes como Carolina Maria de Jesus, Maria Elisa Alves dos Reis (primeira palhaça negra do Brasil), Chica da Silva, Elza Soares, entre outras personalidades negras brasileiras.

A Exposição "Arte dos Mestres" promete ser um evento imperdível para todos os amantes da arte popular brasileira e uma oportunidade única de reconhecimento e valorização dos talentosos artistas que perpetuam essa rica tradição no país.