Missão Comercial do Governo de Minas ao Chile tem expectativa de quase US$ 3 mi em novos negócios
Com rodadas de negócios, visitas técnicas e atração de novos empreendimentos, Governo impulsiona a diversificação de pauta exportadora mineira
Publicado: 05/09/2023 13:07 | Atualizado: 06/09/2023 23:59
Divulgação Sede/Dipex Divulgação Sede/Dipex

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), e junto a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), organizou uma Missão Comercial ao Chile, entre os dias 21 e 25/8. A iniciativa contou, ainda, com o apoio da Embaixada do Brasil em Santiago e da Câmara de Comércio Chileno Brasileira.

A missão é fruto do trabalho de inteligência comercial e prospecção de mercados realizado pela Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior (Dipex-Sede), que coordena a política estadual de promoção de exportações amparada em dois pilares: a diversificação de pauta exportadora e de destinos de exportação de nossos produtos. Na ocasião, foram identificadas  oportunidades a serem exploradas no mercado chileno para os setores de lácteos, equipamentos médicos e móveis. A missão contou com nove empresas destes setores, sendo três do setor de lácteos, quatro do setor de equipamentos médicos e dois do setor de móveis.

Rodadas de Negócios

As  atividades da missão comercial foram voltadas para a realização de rodadas de negócios entre as empresas mineiras integrantes da comitiva e importadores chilenos, dentre os quais destacam-se importadores especializados de cada setor, distribuidores e redes de supermercados.

Ao todo, 23 empresas chilenas participaram das rodadas em mais de 60 reuniões de negócios, resultando um montante de US$2,8 milhões (aproximadamente R$ 13,9 milhões) em expectativa de negociações a serem desenvolvidas ao longo dos próximos 12 meses. 

“Missões comerciais reforçam a cooperação e o relacionamento do sistema econômico do Governo de Minas e têm o intuito de incluir o estado na rota dos investimentos estrangeiros. Estamos dando um grande passo para a atração cada vez maior de desenvolvimento, investimento e promoção à abertura do mercado mineiro para o mundo. Ações como essas trazem como resultado a diversificação da nossa economia e, consequentemente, geram mais oportunidade de emprego e renda para os mineiros”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Atração de Investimentos

A agenda de atração de investimentos foi parte importante da pauta realizada durante a missão comercial. As secretarias de Estado presentes visitaram duas das principais empresas chilenas de Celulose e Florestas plantadas, a Arauco e a CMPC.

Ambas as empresas já possuem operações no Brasil, mas não atuam ainda em Minas Gerais. Apresentar as potencialidades e facilidades que o Governo de Minas pode oferecer para a instalação de empreendimentos deste perfil no território mineiro é importante quando o assunto é atração de investimentos. 

Outra agenda importante foi a visita à empresa chilena SQM, segunda principal empresa da cadeia do Lítio no Chile. Junto à Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), a Sede apresentou as oportunidades do Vale do Lítio, bem como todas as políticas de incentivo para investimentos que o governo possui para a cadeia do lítio. Já na visita à empresa Sonda, principal empresa de tecnologia do Chile, foi possível dialogar sobre  outras frentes na qual a empresa pode atuar no estado, visto que esta já possui um datacenter em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este foi um passo importante na identificação de sinergias capazes de conectar cidades mineiras, monitorar florestas plantadas, além de incrementar a tecnologia no setor agro.

 

Expo Chile Agrícola

Já entre os dias 22 e 23/8, ocorreu a Feira Expo Chile Agrícola, que contou com a participação de empresas do setor de lácteos de Minas Gerais. O Brasil foi o 1° país convidado especial da Feira e Minas Gerais foi o estado destaque. A feira contou com 45.000 visitas presenciais e online, 130 atividades, 84 instituições participantes e 56 Stands. O objetivo da participação de Minas Gerais na feira foi apresentar as potencialidades da agroindústria mineira, bem como mostrar a produção e cultura de Minas Gerais. As empresas de lácteos participantes foram: Laticínios Bom Destino, Laticínios Porto Alegre e Quatá Alimentos.

Visitas técnicas

O último dia da missão foi voltado para visitas técnicas com os segmentos de equipamentos médicos e móveis. Na oportunidade, as empresas mineiras puderam conhecer o ambiente de negócios no Chile, processos de compra públicas e potenciais de mercado dos segmentos. As visitas foram realizadas na Central de Abastecimento do Sistema Nacional de Saúde Pública do Chile, a Cenabast, bem como na Associação de Dispositivos Médicos, Adimech. Já para o setor de móveis, foram realizadas visitas na Corporação Chilena da Madeira - Corma, além de outros diversos showrooms. 

 

Mercado chileno 

O Chile é um mercado promissor para o incremento do fornecimento desses produtos por parte de Minas Gerais, com fatores que favorecem a competitividade mineira, tais como: condições tarifárias e não tarifárias favoráveis, conjuntura logística favorável, proximidade de fatores de consumo e apelo cultural favorável, além de demanda sustentada por parte do mercado chileno.

As ações preparatórias envolveram a realização de dois seminários de qualificação, para os setores de lácteos e móveis, que contaram com a parceria da Embaixada do Brasil em Santiago e com a Câmara de Comércio Chileno Brasileira. Para o setor de lácteos, o webinar de capacitação contou com palestra de representantes da autoridade competente no Chile para este setor que é o Serviço Agrícola Agropecuário - SAG. Para o setor de móveis, foram apresentados aspectos chave do ambiente de negócios no Chile.